Embratur participa da 2ª reunião ordinária do Fórum Mobtur, no Ministério do Turismo

 

O presidente da Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, Carlos Brito, participou da 2ª reunião ordinária do Fórum Mobtur – Fórum de Mobilidade e Conectividade Turística, nesta sexta-feira (5/2). Com a participação de técnicos dos Ministérios da Infraestrutura, Turismo, Economia e da Embratur, foram apresentados dados sobre os diferentes modais de transportes, suas condições atuais e as medidas em andamento para o desenvolvimento da conectividade turística no país. A reunião foi realizada no Ministério do Turismo.

Questões referentes à legislação vigente, tanto no âmbito estadual quanto federal, foram detalhadas, para que, somados os esforços, possam ser encontradas soluções interministeriais. “A iniciativa deste fórum é muito importante. Para que o Turismo se desenvolva com todo seu enorme potencial, os destinos nacionais precisam ter condições de oferecer uma boa mobilidade e conectividade. Estamos avançando rápido com a união dos esforços empreendidos aqui”, salientou o presidente da Embratur, Carlos Brito.

Um estudo técnico contratado pelo Ministério do Turismo junto ao LabTrans/UFSC está em andamento para o mapeamento atualizado da conectividade turística em cada estado. Seis estados já foram mapeados e até o final de 2021 a conectividade de todo o Brasil estará devidamente diagnosticada, de acordo com a expectativa dos técnicos do Ministério do Turismo. Ao término deste trabalho, um Plano Diretor nacional sobre o tema deve ser construído. O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, defende como prioridade que os destinos turísticos estejam na prateleira de opções para brasileiros e estrangeiros, seja por rodovias, ferrovias, pela via aérea ou pelos mares e rios do país.

Especificamente sobre o Turismo Náutico, a Embratur levou sua colaboração para esta reunião do Fórum Mobtur. Responsável por repassar dados e informações ao Ministério do Turismo, a Gerência de Promoção Internacional do Turismo de Natureza da Agência esteve representada pelo coordenador de Turismo Náutico, Gentil Venâncio. Segundo ele, estão sendo construídas soluções conjuntas para a implementação e regularização de novas marinas de apoio náutico, importantes também para a conectividade turística.