Embratur e secretário de Turismo de Caxias do Sul (RS) alinham divulgação da Festa das Colheitas 2021

 

A partir do próximo dia 5 de março, a cidade de Caxias do Sul (RS) iniciará mais uma edição da tradicional Festa das Colheitas. Para tratar sobre os preparativos do evento e de possível apoio da Embratur- Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, o presidente da Agência Carlos Brito, recebeu, nesta quinta-feira (11/2), a visita do secretário municipal de Turismo de Caxias do Sul, Enio Martins, e das soberanas da Festa Nacional da Uva, que cumprem agendas em Brasília para divulgar a festa.

A Festa das Colheitas é um evento multicultural apresentado pela Festa Nacional da Uva – quarta maior festividade nacional no quesito engajamento da população local. O foco é a celebração das colheitas da uva e outros cultivos, para valorizar o produtor de Caxias do Sul e região da Serra Gaúcha. “Caxias do Sul possui ótimas opções para visitantes, e temos orgulho de convidar a todos para que confiram as atrações da cultura ítalo-gaúcha da nossa cidade”, afirmou o secretário Enio Martins.

Demonstrando interesse em apoiar institucionalmente o evento, o presidente da Embratur valorizou a Festa das Colheitas e a Festa Nacional da Uva como grandes patrimônios da cultura do Brasil e salientou que, junto ao Ministério do Turismo e ao Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento, a Embratur está trabalhando para participar da divulgação de feiras agropecuárias de todo o país. “Vamos estar atentos para que a Festa das Colheitas e a Festa da Uva sejam muito valorizadas na nossa divulgação em feiras de turismo no Brasil e no mundo. Quem visita o Sul do país também tem que saber que a uva colhida para o excelente vinho da Serra gaúcha foi produzida na região e especificamente em Caxias do Sul, que celebra sua vocação produtiva”, disse Carlos Brito.

O fato de a edição de 2020 da Festa das Colheitas ter sido adiada em virtude da pandemia de Covid-19 torna a edição de 2021 ainda mais aguardada, segundo o secretário Enio Martins. O comércio da cidade de Caxias do Sul está em funcionamento e a festa ocorrerá com todos os cuidados sanitários devidos.

Participaram também da reunião, pela Embratur, o diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação, Silvio Nascimento; o gerente de Unidades no Exterior, Heitor Kadri; e a gerente de Relações Institucionais, Adriana de Lucena. Representando a Festa das Colheitas, estiveram presentes as soberanas Maiara Perottoni, Milena Remus Caregnato e Viviane Piamolini Gaelzer, e Fabiana Koch, representante da Comissão Comunitária.