Presidente da Embratur participa de videoconferência com Ministro do Turismo e Embaixador da China

Em videoconferência realizada nesta sexta-feira (26/3), o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e o presidente da Embratur, Carlos Brito, reuniram-se com o Embaixador da China no Brasil, Yang Wanming. Além de indicarem o plano de abertura de escritórios de Turismo do Brasil na China e da China no Brasil, foi discutida a criação de um grupo de trabalho, que deve tratar de possível isenção de visto para turistas chineses que visitem o Brasil, bem como diversas outras ações que possam fomentar o fluxo de pessoas entre os países após a pandemia.

Em outubro de 2019, o Presidente Jair Bolsonaro viajou para a China onde se encontrou com o Presidente Xi Jinping. Na oportunidade, os chefes de Estado assinaram 11 atos de cooperação em diversas áreas e reforçaram os laços diplomáticos e comerciais entre as duas nações.

“A distância geográfica não impede a relação diplomática entre os Brasil e China. Nossa parceria supera a distância física. A China é o maior parceiro comercial do Brasil há 12 anos e queremos aprofundar nossas relações no setor turístico”, indicou o embaixador Yang Wanming.

O ministro do Turismo Gilson Machado Neto fez questão de agradecer ao governo chinês pela recepção que a comitiva brasileira teve na China em 2019, além de ressaltar a importantíssima parceria dos chineses para a disponibilização de vacinas contra o coronavírus. “Já distribuímos mais de 30 milhões de doses e temos mais de 15 milhões de brasileiros vacinados. Isso foi possível também por conta das excelentes relações que temos com a China”.

Em resposta ao ministro, o embaixador Yang Wanming reforçou que o governo chinês sempre estimula muito combate à pandemia e que considera o governo brasileiro um grande parceiro contra a propagação do coronavírus. “Gostaríamos de continuar nossa parceria nas vacinas e por isso mantemos diálogos fluidos com o Ministério da Saúde do Brasil. Já temos conferência com o novo ministro da Saúde agendada para a próxima semana”, disse.

Um grupo de trabalho envolvendo a embaixada chinesa, o Ministério do Turismo, Ministério das Relações Exteriores, a Embratur e órgãos ligados ao governo chinês deve ser criado. A proposta foi apresentada pelo ministro Gilson Machado Neto e foi bem recebida pelo embaixador chinês. O grupo deve tratar de uma possível isenção de visto para turistas chineses no Brasil e da criação de aplicativos úteis para turistas brasileiros na China e da China no Brasil.

“Em 2019, a Embratur recebeu premiação da revista chinesa Voyage. Fomos reconhecidos como o destino mais atraente para turistas chineses no mundo”, disse o ministro Gilson Machado Neto. O Embaixador respondeu indicando que, nos últimos anos, o Brasil é o principal destino para chineses na América do Sul.

O Presidente da Embratur, Carlos Brito, destacou “A pandemia dificultou o fluxo de pessoas em todo o mundo, mas o setor turístico tem sido desde o início um dos mais impactados. Nessa retomada precisamos de um esforço conjunto. Somos otimistas sobre o futuro destes acordos de cooperação turística.

Além das autoridades mencionadas, participaram da reunião, o Secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, O Diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Sílvio Nascimento, a Diretora de Qualificação do Turismo, Andrea de Souza Pinto, o Gerente de Unidades no Exterior, Heitor Kadri e o Assessor Internacional, Rafael Luisi.