Presidente da Embratur e Ministro do Turismo prestigiam a eleição da nova diretoria da Anseditur

O presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, participou, nesta terça-feira (30/3), da 13ª Assembleia Geral Ordinária da Anseditur (Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais do Turismo). Na ocasião, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto também acompanhou a reunião, realizada via videoconferência, para marcar a eleição da nova diretoria da Associação.

Ao saudar os 71 secretários e dirigentes municipais de Turismo que prestigiaram a reunião, o ministro Gilson Machado ressaltou o trabalho do novo presidente da Anseditur, Ângelo Thurler, secretário de Canela/RS. “Estive recentemente em Canela e vi o excelente trabalho realizado por lá. Queremos ter ainda mais proximidade com a Anseditur para ajudar os municípios a superar os trâmites burocráticos, a fazer capacitação e a melhorar o seu fluxo de caixa. Como fazemos a cada dois anos, vamos remodelar o Mapa do Turismo Brasileiro e estarmos juntos aos municípios é importante também para mantermos o maior bem de capital das empresas, que é o capital humano”, salientou.

Mencionando que o Brasil deverá ter destaque na retomada das atividades turísticas, o ministro apresentou dados do Google que indicam o turismo de natureza como o mais procurado neste momento. Também ressaltou o trabalho do governo federal para garantir vacinação contra a Covid-19. “Nosso país vai se sobressair na captação de turistas. Temos demanda reprimida e todos querem sair dessa tristeza. Já passamos de 34 milhões de doses fornecidas aos estados brasileiros e já estamos criando passaporte para imunizados”, explicou. “Estive com o presidente Jair Bolsonaro e vemos uma luz no fim do túnel. Vamos vacinar 2,5 milhões de brasileiros por dia em breve e, em poucos dias, devemos passar a Inglaterra e seremos o quarto país que mais vacina no mundo”, completou.

O ministro lembrou também da distribuição, pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, de R$ 3 bilhões em socorro ao setor cultural para minimizar os impactos provocados pela pandemia de Covid-19. O recurso foi repassado a mais de 4 mil municípios brasileiros (75%), que indicaram projetos para emprego da verba, e as 27 unidades da federação. A estimativa é de que cerca de 700 mil profissionais do setor sejam beneficiados.

Em resposta ao ministro Gilson Machado Neto, o atual presidente da Anseditur, Jair Galvão, que está deixando o cargo, parabenizou o governo federal e a Embratur pelo excelente trabalho realizado em apoio ao setor do Turismo. “As linhas de créditos disponibilizadas pelo governo federal são fundamentais, como a ação recente de R$ 500 milhões via Fungetur para o Banco do Nordeste. O apoio ao fortalecimento dos pequenos empreendedores tem sido fundamental. Assim como fizemos ano passado, com o apoio do governo federal vamos sair dessa e voltaremos ainda melhores”, disse. “Agradeço o presidente Carlos pelo apoio aos municípios. A Embratur desempenha papel importantíssimo de alavancar nossos destinos”, reconheceu. Carlos Brito agradeceu e afirmou a Embratur quer fortalecer sua atuação regional. “Estamos à disposição para receber os representantes da Anseditur e materiais de divulgação dos municípios, para fazermos o trabalho de promoção alinhados aos dirigentes locais”, disse.

A sede da Anseditur está localizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. A nova direção foi eleita em chapa única e é presidida por Ângelo Sanches Thurler, secretário municipal de Canela/RS. Ele será acompanhado dos seguintes componentes: vice-presidência: Maria Claudia Dubeux de Paula Figueiredo Batista – secretária municipal de Recife/PE; financeiro: Júlio Oliveira – secretário de Turismo de Cairu/BA; Relações Internacionais: Miguel Calderado Giacomini – secretário municipal de São Paulo/SP; diretor institucional: Ítalo Oliveira Mendes – secretário municipal de Grão Mogol/MG; Marketing: Cristiano Beraldo – secretário municipal do Rio de Janeiro/RJ; diretor Norte: Alonso Oliveira de Souza – presidente da Manauscult – Manaus/AM; diretor Nordeste: Marcelo Martins Eulálio – secretário municipal de Teresina/PI; diretora Sul: Tatiana Turra Korman – secretária municipal de Curitiba/PR; diretor Centro-Oeste: Valdery José da Silva Junior – presidente da Agetur – Goiânia/GO; diretora Sudeste: Joana Maria Coelho – secretária municipal de Santa Maria/MG.

Pela Embratur, participaram também da reunião com a Anseditur o diretor de Marketing Inteligência e Comunicação da Embratur, Silvio Nascimento; o Assessor da Presidência, Rafael Luisi; e o gerente de Unidades de Unidades no Exterior e Processos Administrativos, Heitor Kadri.