Presidente da Embratur e Ministro do Turismo participam de live do senador Roberto Rocha sobre o setor do Turismo

O presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, acompanhou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, em uma live com o senador Roberto Rocha (PSDB-MA) sobre o momento vivido pelo setor do Turismo. A videoconferência, chamada de “Roberto Bem Perto”, foi realizada nesta terça-feira (13/4), divulgada nas redes sociais do senador, e retransmitida por 24 rádios e 16 emissoras de TV.

Na oportunidade, o ministro do Turismo salientou o potencial turístico do estado do Maranhão e disse que o Governo Federal está comprometido em ajudar a divulgar as belezas do estado. “Estive esse ano em Riachão no Maranhão, mergulhei na Lagoa Azul, estive nas Cachoeiras de Balsas, conheci o Maranhão do Agroturismo também. Antes já estive na capital São Luís, muito famosa pela sua cultura e pelo reggae. Vou conhecer, a convite do senador, a Rota das Emoções, os Lençóis Maranhenses”, disse.

Logo após a fala inicial do ministro, o presidente Carlos Brito indicou que a Embratur segue o trabalho de promoção dos destinos turísticos brasileiros dentro do território nacional até o final de junho, quando voltará a operar no exterior, atendendo a Lei 14.002/2020 que determina que a Agência atue exclusivamente no Brasil até seis meses após o fim do decreto de estado de calamidade pública. “Agradeço o convite para tratarmos dessa situação que o mundo vive hoje. A Embratur não parou na pandemia e continua apoiando a promoção dos destinos, junto do Ministério do Turismo e do ministro. Sabemos que estamos num momento difícil, mas juntos somos fortes “, afirma Carlos Brito.

O senador Roberto Rocha leu algumas perguntas enviadas pela sua audiência. Um dos questionamentos foi sobre as ações tomadas pelo Governo Federal para mitigar os problemas causados pela pandemia de Covid-19. “O governo tomou muitas ações para manter os empregos do setor durante a pandemia. O maior capital que uma empresa tem é o seu capital humano. Por isso, foi garantido o pagamento do auxílio emergencial, a flexibilização da jornada de trabalho e a suspensão temporária dos contratos de trabalho como as primeiras medidas. Depois, garantimos o direito do consumidor com a Medida Provisória do ‘não cancele, remarque’. E, para as empresas, disponibilizamos R$ 5 Bilhões para ajudar no fluxo de caixa. O acesso ao crédito é permitido para os inscritos no Cadastro Geral do Turismo (Cadastur), e repassado por 29 instituições financeiras”, detalhou o ministro.

Sobre a promoção internacional dos destinos brasileiros no cenário pós-pandemia e como a Embratur pretende promover atrativos do Maranhão como a Chapada das Mesas e os Lençóis Maranhenses, o presidente da Embratur, Carlos Brito, ressaltou que, a partir da volta da atuação internacional após julho de 2021, a Embratur deverá participar de feiras do setor e realizar campanhas de divulgação do Brasil no exterior. “Queremos levar os destinos do Maranhão aos nossos estandes nas feiras, para apresentarmos informações importantes sobre o destino. Contamos com o senador para isso, pois queremos que o Brasil passe dos 6 milhões de turistas estrangeiros que costumam vir ao Brasil. Nossa campanha para o turismo interno, durante a pandemia, para os brasileiros, teve o mote “ser brasileiro é estar sempre perto de um destino incrível”, para que pudéssemos incentivar o turismo de proximidade”, explicou.

Para finalizar a live, o ministro do Turismo ainda explicou a importância do Selo do Turismo Responsável do Ministério do Turismo “Chegamos a receber moção de aplauso da Organização Mundial do Turismo por essa iniciativa e fomos um dos primeiros 10 países do mundo a tomar essa medida. No Maranhão, já foram 430 selos emitidos e 29 mil em todo o Brasil. Para solicitar o selo, basta se cadastrar no Cadastur, no site do Ministério do Turismo, seguir as orientações, e declarar atender os pré-requisitos determinados. O selo é importante por garantir a confiança dos turistas para que o turista se sinta seguro”.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.