Embratur, Ministério do Turismo e Ministério da Justiça e Segurança Pública avançam em projeto sobre segurança turística nos destinos brasileiros

Em reunião realizada nesta quarta-feira (12/5) com os ministros do Turismo, Gilson Machado Neto, e da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) avançou nas tratativas para a execução de um projeto de divulgação internacional da segurança turística no país. Na oportunidade, o gerente de Projetos Especiais da Agência, Rodolfo Nogueira, sugeriu a criação de um grupo de trabalho com representantes das três instituições e a formalização de um Acordo de Cooperação Técnica para que sejam unificados e, posteriormente, divulgados dados estatísticos importantes para a atração de turistas estrangeiros.

Durante a reunião, realizada no Ministério da Justiça e Segurança Pública, o ministro Gilson Machado Neto solicitou o levantamento dos números em segurança pública de várias cidades turísticas do Brasil com o objetivo de reforçar a capacidade dos destinos receberem bem seus visitantes, sejam eles nacionais ou internacionais. “Os índices de violência em nossos principais destinos são muito baixos, comparados aos da Europa. Precisamos divulgar isso para deixar claro para brasileiros e estrangeiros que é seguro viajar pelo nosso país”, disse.

Para o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, essas informações qualificadas serão importantes para desmistificar uma imagem equivocada do Brasil, especialmente no exterior. Torres demandou à sua equipe que ratifique os dados com os Estados para posterior alinhamento com a Embratur e o Ministério do Turismo para divulgação.

A Embratur segue coordenando as ações para que seja garantido o andamento da proposta e para que sejam captadas as informações que comprovam a segurança turística no Brasil antes de julho de 2021, quando reiniciará o trabalho de promoção internacional dos destinos brasileiros. Em função da sanção da Lei 14.002, de maio de 2020, a Agência passou a atuar junto ao Ministério do Turismo na divulgação do turismo interno do Brasil até o mês de junho de 2021 – seis meses após o fim da decretação de estado de calamidade pública pela presidência da República.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.