Embratur, Ministério do Turismo e Ministério da Justiça e Segurança Pública avançam em projeto sobre segurança turística nos destinos brasileiros

Em reunião realizada nesta quarta-feira (12/5) com os ministros do Turismo, Gilson Machado Neto, e da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) avançou nas tratativas para a execução de um projeto de divulgação internacional da segurança turística no país. Na oportunidade, o gerente de Projetos Especiais da Agência, Rodolfo Nogueira, sugeriu a criação de um grupo de trabalho com representantes das três instituições e a formalização de um Acordo de Cooperação Técnica para que sejam unificados e, posteriormente, divulgados dados estatísticos importantes para a atração de turistas estrangeiros.

Durante a reunião, realizada no Ministério da Justiça e Segurança Pública, o ministro Gilson Machado Neto solicitou o levantamento dos números em segurança pública de várias cidades turísticas do Brasil com o objetivo de reforçar a capacidade dos destinos receberem bem seus visitantes, sejam eles nacionais ou internacionais. “Os índices de violência em nossos principais destinos são muito baixos, comparados aos da Europa. Precisamos divulgar isso para deixar claro para brasileiros e estrangeiros que é seguro viajar pelo nosso país”, disse.

Para o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, essas informações qualificadas serão importantes para desmistificar uma imagem equivocada do Brasil, especialmente no exterior. Torres demandou à sua equipe que ratifique os dados com os Estados para posterior alinhamento com a Embratur e o Ministério do Turismo para divulgação.

A Embratur segue coordenando as ações para que seja garantido o andamento da proposta e para que sejam captadas as informações que comprovam a segurança turística no Brasil antes de julho de 2021, quando reiniciará o trabalho de promoção internacional dos destinos brasileiros. Em função da sanção da Lei 14.002, de maio de 2020, a Agência passou a atuar junto ao Ministério do Turismo na divulgação do turismo interno do Brasil até o mês de junho de 2021 – seis meses após o fim da decretação de estado de calamidade pública pela presidência da República.