Comitiva brasileira na Fitur restabelece conexões com o trade mundial do Turismo

A primeira feira internacional de turismo realizada após o início da pandemia global de Covid-19 contou com representação oficial do Brasil. A comitiva brasileira, capitaneada pelo ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e pelo presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, esteve presente à Feira Internacional de Turismo 2021 – Fitur, realizada em Madri, na Espanha. Cumprindo diversas agendas entre 17 e 21 de maio (a feira se estende até o dia 23), as autoridades do Brasil realizaram encontros com embaixadores, ministros de Turismo de outros países, lideranças dos mais diversos segmentos empresariais com atuação no setor, além de membros associações e instituições de atuação global, como a Organização Mundial do Turismo e a World Travel Tourism Council (WTTC).

Por conta de uma limitação imposta na Lei 14.002/2020, a Embratur não teve estande apresentando o Brasil na feira. Na legislação, o Congresso Nacional determinou que até seis meses após o fim de estado de calamidade pública, finalizado em dezembro de 2020, a Agência deveria utilizar todos seus recursos na promoção do turismo interno, auxiliando o Ministério do Turismo nesta missão. A partir de julho de 2021, a Embratur poderá, então, retomar o trabalho de promoção internacional e participar das feiras que já começam a ter datas marcadas para voltarem a ocorrer, como foi o caso da Fitur. Ainda assim, além das autoridades brasileiras, o estado do Ceará marcou presença e montou seu próprio estande na feira, com o objetivo de apresentar seus destinos ao mundo e indicar que estão prontos para ser visitados.

“Poder estar presencialmente em um evento tão simbólico, o primeiro a reunir quem faz o Turismo acontecer no mundo inteiro, é uma grande alegria”, afirmou o presidente da Embratur, comentando sobre a Fitur 2021. “Nas diversas reuniões em que estivemos, fizemos questão de ressaltar a importância de protocolos e soluções unificadas para que o setor possa seguir a sua recuperação da melhor forma possível”, completou Carlos Brito.

Dentre as agendas cumpridas no evento, a comitiva brasileira esteve reunida com o embaixador do Brasil na Espanha; com os ministros do Turismo da Argentina, Portugal, República Dominicana; com presidentes de diversas entidades do trade e com o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo. “O Brasil é tido por todos como um dos países com melhor potencial para voltar a operar rapidamente, e isso ocorre por vários motivos: temos destinos que oferecem grandes opções para atividades ao ar livre, a vacinação está ocorrendo de forma destacada no Brasil e ainda temos diversos investimentos acontecendo agora, tanto em infraestrutura, quanto em empreendimentos turísticos”, salienta o ministro Gilson Machado Neto.

Sempre em que foi chamado a se pronunciar sobre a situação atual do Brasil, o Machado Neto destacou a concessão de 22 aeroportos para operação do setor privado, a construção de 147 hotéis privados inclusive com investimentos de redes internacionais, além de obras que passam de R$ 1 bilhão de reais, com recursos do Ministério do Turismo, para obras nos destinos. Com relação à vacinação, o país atualmente é o quarto que mais distribuiu doses no mundo inteiro, ficando atrás apenas da China, Estados Unidos e Índia, países que são produtores das vacinas.

Com relação à solução da pandemia, ainda, o ministro apresentou as medidas tomadas pelo governo federal para ajudar o trade brasileiro, o que permitiu que o prejuízo fosse minorado. “Com a regulamentação das relações de consumo pela remarcação de reservas e o montante de aproximadamente R$ 5 bilhões para ajuda de custo e financiamento das empresas pudemos dar uma grande contribuição. Fomos também um dos primeiros 10 países do mundo a lançar o selo Turismo Responsável com protocolos de biossegurança. No momento em que já estávamos nos recuperando, em dezembro, com 85% dos nossos voos domésticos, infelizmente tivemos o segundo ciclo da pandemia, que já começa a recrudescer de novo, com queda na quantidade de mortos em todo o país”, salientou durante sua participação na XXIV Conferência Ibero-americana de Ministros e Empresários do Turismo (CIMET), realizada como parte da programação da Fitur 2021.

Para o presidente da Embratur, as reuniões realizadas e a aproximação feita pela comitiva brasileira em Madri com os diversos players do mercado do turismo tiveram resultado positivo. “Ao lado do ministro Gilson Machado pudemos reforçar que a adoção de protocolos unificados e das vacinas já feitas contra a Covid são essenciais para que o Turismo internacional seja retomado. Tivemos grande aceitação desta proposta, que deve ser capitaneada pela OMT”, disse.

Na comitiva brasileira estiveram também, pela Embratur, o diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação, Silvio Nascimento; e o gerente de Assessoria Internacional e Gestão de Unidades no Exterior da Embratur, Heitor Kadri.