Embratur participa de Audiência Pública sobre Cruzeiros Marítimos

A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) participou, nesta sexta-feira (21/5), de Audiência Pública sobre Cruzeiros Marítimo. Promovida pela Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, o evento foi realizado por videoconferência e ocorreu a partir do requerimento de autoria do deputado federal Herculano Passos.

A audiência teve a participação do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, que destacou a importância dos cruzeiros marítimos para o turismo brasileiro, ressaltando o enorme potencial existente no país. “Contem com o Ministério do Turismo, com a Embratur e o Governo Federal para tornarmos o Brasil o país mais atrativo para esta modalidade de turismo, com reconhecido sucesso em todo o mundo”, afirmou.

De acordo com dados da Associação Internacional de Cruzeiros Marítimos – CLIA Brasil,  o setor movimentou 29,7 milhões de passageiros globalmente em 2019. No Brasil, a temporada 2019/2020 foi responsável pela injeção de R$ 2,24 bilhões na economia do país, totalizando 469 mil cruzeiristas.

Apesar do grande impacto no turismo e do enorme potencial, o Brasil possui apenas 0,25% do mercado de cruzeiros marítimos mundial. Neste sentido, o Presidente da Embratur, Carlos Brito reforçou as iniciativas implementadas pela agência em conjunto com a CLIA e outros atores do trade turístico, no sentido de realizar os avanços necessários para o desenvolvimento deste setor. “Estamos trabalhando incansavelmente para melhorar as condições necessárias para ampliar o número de cruzeiros no Brasil. Um exemplo foi o decreto do presidente Jair Bolsonaro, para a adesão à Convenção do Trabalho Marítimo, da Organização Internacional do Trabalho, um pleito antigo do setor”.

Além do requerente, deputado federal Herculano Passos (que conduziu os trabalhos), participaram do evento os deputados federais Bacelar (presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados); Otávio Leite e Heitor Freire. Representando as entidades do setor, participaram, entre outros: Lucas Fiuza, secretário nacional de Atração de Investimentos do Ministério do Turismo; Edson Queiroz, diretor de gestão Corporativa da Embratur, Gentil Venâncio, coordenador especial de Turismo Náutico da Embratur; Otto Burlier, diretor de Gestão e Modernização Portuária da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários – SNPTA; Marco Ferraz, presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil) ; Leandro Ferrari, presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina – SANTUR e Luiz Cerqueira, diretor-presidente do Píer Mauá.