Embratur e Associação Comercial do Rio de Janeiro alinham ações para a retomada do Turismo

O presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, acompanhado do diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Agência, Silvio Nascimento, participou, nesta segunda-feira (24/5), de reunião com a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), via videoconferência. As ações de promoção do turismo doméstico e de estímulo às viagens internas nos destinos brasileiros foram apresentadas à diretoria da ACRJ. Na oportunidade, alguns dos vídeos com veiculação nacional da campanha de promoção turística nacional “ser brasileiro é estar sempre perto de um destino incrível e seguro”, promovida pela Embratur, foram apresentados.

Segundo Carlos Brito, a retomada das ações de promoção internacional do Brasil, a principal missão da Embratur, ocorrerá a partir de 1º de julho de 2021. A Agência atende à Lei 14.002/2020, que determinou que todos os recursos da Embratur deveriam ser investimos para a promoção do turismo interno, junto ao Ministério do Turismo. Com o fim desta obrigação de atuar apenas dentro do Brasil, a participação em feiras e realização de presstrips, famtours e campanhas publicitárias internacionais estão em planejamento.

No que diz respeito ao Rio de Janeiro, o fato de a cidade ser o principal portão de entrada de estrangeiros no Brasil foi ressaltado em diversos momentos da reunião. Por isso, promover um dos destino mais simbólicos internacionalmente do Brasil é prioridade em todas as ações da Embratur.

Ainda que apresentar os destinos brasileiros seja foco do trabalho da Agência, Brito solicitou que a ACRJ seja mais uma entidade parceira na divulgação do “vacinômetro” da Embratur, que é atualizado diariamente com o registro do número de vacinas aplicadas no país. “A vacinação é o elemento central para retomarmos o turismo no Brasil e conseguir fazer “A Retomada”, tanto do turismo doméstico quanto do internacional”, ressaltou.

Pela Embratur, participaram da reunião Camila Sousa, coordenadora Regional Sudeste e André Reis, gerente de Gabinete da Marketing, Inteligência e Comunicação. Representando o Rio de Janeiro e a ACRJ participaram Alfredo Lopes, presidente da Comissão de Turismo da Associação Comercial do Rio de Janeiro; Vander Giordano, vice-presidente da Comissão de Turismo da Associação Comercial do Rio de Janeiro; José Domingos Vargas, vice-presidente de Relações Institucionais da Associação Comercial do Rio de Janeiro; Luis Crauss, presidente ABAV Rio; e Adriana Homem de Carvalho, da Fecomércio/RJ.