Embratur participa da abertura da 26ª BNT Mercosul

O presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, participou, nesta segunda-feira (24/5), da abertura da 26ª BNT Mercosul. O evento, que conta com palestras, capacitações, negócios, famtours, entre outros, tem programação marcada até a sexta-feira (28), de forma virtual, pela plataforma oficial da BNT.

Em sua fala, via videoconferência, Carlos Brito falou sobre a importância da realização do tradicional evento, especialmente em um momento em que é necessário unificar protocolos e trocar informações para que os efeitos da pandemia global de Covid-19 no setor do turismo possam ser superados. “Teremos rodadas de negócios envolvendo praticamente todos os estados brasileiros, troca de informações para capacitar agentes de viagem, divulgação de jornalistas e dos próprios destinos, além da participação dos países integrantes do Mercosul”, disse. “Especialmente em um momento difícil, em que trabalhamos todos juntos para vencermos, de maneira segura, esta inesperada pandemia, ver a realização da BNT é algo a ser comemorado”, completou.

Brito mencionou ainda as ações do governo federal para ajudar o trade a superar a pandemia. Dentre as citadas, o presidente da Embratur lembrou da regulamentação das relações de consumo, como remarcação de reservas, e o montante de R$ 5 bilhões, via Fundo Geral do Turismo (FUNGETUR), para ajuda de custo e financiamento das empresas. “Fomos também um dos primeiros 10 países do mundo a lançar o selo Turismo Responsável com protocolos de biossegurança, algo extremamente louvável para permitir que sejam realizadas atividades ligadas ao turismo”, lembrou.

Na edição anterior da feira, realizada em 2019, foram 5522 profissionais do turismo, de 23 estados, participando das atividades. Para a edição atual, estão previstas Feiras de Negócios on-line durante todos os dias de programação, além de painéis com as principais entidades do setor, como Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH); Associação Brasileira das Operadoras de Viagens (BRAZTOA); Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil); e Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR).