25 de maio de 2021: Embratur completa seu primeiro ano como Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo

Uma vitória desejada há muitas décadas pelo trade do Turismo brasileiro está completando o seu primeiro ano nesta terça-feira (25/5/2021). A data marca a transformação da Embratur, que passou de Instituto Brasileiro do Turismo para Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, após a Medida Provisória 907/2019 ter sido aprovada no Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, na forma da lei 14.002/2020.

No aniversário do primeiro ano da nova Embratur, a Agência prepara o reinício da sua operação no exterior. Ainda que a transformação tenha trazido grandes possibilidades de um futuro mais grandioso para o Brasil no setor do Turismo, durante a tramitação da proposta no Congresso Nacional houve uma alteração no texto original, de autoria do governo federal: enquanto estivesse decretado estado de calamidade pública e após seis meses do seu término, todos os recursos da Agência deveriam ser empreendidos para a promoção do Turismo interno, em ações alinhadas ao Ministério do Turismo.

Em função da pandemia global de Covid-19, o governo federal brasileiro havia decretado estado de calamidade pública até dezembro de 2020. Por isso, cumpridos os seis meses posteriores ao fim deste período, a partir de 1º de julho de 2021 a Embratur reiniciará o trabalho de promoção internacional do Turismo. “Estivemos nesse primeiro ano como Agência com a nossa atenção voltada a ajudar o Ministério do Turismo a promover nossos destinos para os nossos conterrâneos. Realizamos a campanha ‘ser brasileiro é estar sempre perto de um destino incrível e seguro’, também auxiliamos o Itamaraty a realizar a repatriação de brasileiros com dificuldades de retornar ao seu país, entre outras ações”, ressalta o presidente da Embratur, Carlos Brito.

O trabalho de promoção internacional fará a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo cumprir sua missão institucional. Para isso, estão planejadas participações no maior número de feiras de Turismo possíveis (muitas ainda não devem ocorrer em função da pandemia global) e realizar campanhas específicas para cada perfil de mercado. “Queremos apresentar ao mundo um Brasil de destinos incríveis e sustentáveis, fomentando o desenvolvimento econômico e social do País”, diz Carlos Brito.

Para o então presidente da Embratur no momento da transformação, Gilson Machado Neto, atualmente ministro do Turismo, a conquista, que agora completa seu primeiro ano, será decisiva para ajudar no desenvolvimento do setor do Turismo no Brasil. “As mais de 50 atividades da cadeia do Turismo respondem já por mais de sete milhões de empregos. Aumentando a nossa promoção internacional, com menos burocracia e mais recursos para isso, temos potencial para receber mais turistas internacionais, gerar ainda mais emprego e renda e fazer o PIB do Turismo ser equivalente ao do Agronegócio em nosso país”, salienta.