25 de maio de 2021: Embratur completa seu primeiro ano como Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo

Uma vitória desejada há muitas décadas pelo trade do Turismo brasileiro está completando o seu primeiro ano nesta terça-feira (25/5/2021). A data marca a transformação da Embratur, que passou de Instituto Brasileiro do Turismo para Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, após a Medida Provisória 907/2019 ter sido aprovada no Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, na forma da lei 14.002/2020.

No aniversário do primeiro ano da nova Embratur, a Agência prepara o reinício da sua operação no exterior. Ainda que a transformação tenha trazido grandes possibilidades de um futuro mais grandioso para o Brasil no setor do Turismo, durante a tramitação da proposta no Congresso Nacional houve uma alteração no texto original, de autoria do governo federal: enquanto estivesse decretado estado de calamidade pública e após seis meses do seu término, todos os recursos da Agência deveriam ser empreendidos para a promoção do Turismo interno, em ações alinhadas ao Ministério do Turismo.

Em função da pandemia global de Covid-19, o governo federal brasileiro havia decretado estado de calamidade pública até dezembro de 2020. Por isso, cumpridos os seis meses posteriores ao fim deste período, a partir de 1º de julho de 2021 a Embratur reiniciará o trabalho de promoção internacional do Turismo. “Estivemos nesse primeiro ano como Agência com a nossa atenção voltada a ajudar o Ministério do Turismo a promover nossos destinos para os nossos conterrâneos. Realizamos a campanha ‘ser brasileiro é estar sempre perto de um destino incrível e seguro’, também auxiliamos o Itamaraty a realizar a repatriação de brasileiros com dificuldades de retornar ao seu país, entre outras ações”, ressalta o presidente da Embratur, Carlos Brito.

O trabalho de promoção internacional fará a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo cumprir sua missão institucional. Para isso, estão planejadas participações no maior número de feiras de Turismo possíveis (muitas ainda não devem ocorrer em função da pandemia global) e realizar campanhas específicas para cada perfil de mercado. “Queremos apresentar ao mundo um Brasil de destinos incríveis e sustentáveis, fomentando o desenvolvimento econômico e social do País”, diz Carlos Brito.

Para o então presidente da Embratur no momento da transformação, Gilson Machado Neto, atualmente ministro do Turismo, a conquista, que agora completa seu primeiro ano, será decisiva para ajudar no desenvolvimento do setor do Turismo no Brasil. “As mais de 50 atividades da cadeia do Turismo respondem já por mais de sete milhões de empregos. Aumentando a nossa promoção internacional, com menos burocracia e mais recursos para isso, temos potencial para receber mais turistas internacionais, gerar ainda mais emprego e renda e fazer o PIB do Turismo ser equivalente ao do Agronegócio em nosso país”, salienta.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.