Avanço da vacinação e campanhas da Embratur para a promoção do turismo interno ajudam na retomada do setor

Prestes a retomar a atuação internacional, a Embratur realiza até o final do mês de junho ações de promoção do turismo interno. Executando o trabalho em todo território nacional junto ao Ministério do Turismo desde maio de 2020, os resultados das campanhas publicitárias elaboradas pela Agência para exaltar as maravilhas do Brasil, somadas ao avanço no número de vacinados contra a Covid-19, tiveram impacto positivo para o setor do turismo brasileiro.

Após a campanha com o mote “Ser brasileiro é estar sempre perto de um destino incrível e seguro”, realizada a partir de novembro de 2020, a última ação da Embratur antes de retornar ao trabalho internacional tem o mote “Pedacinhos do Brasil”. Para o presidente da Agência, Carlos Brito, a boa receptividade de ambas as campanhas é clara. “Vimos aumentar consideravelmente as atividades turísticas antes da segunda onda da pandemia com a nossa primeira campanha e, agora, também voltamos a perceber tendência de aumento na movimentação turística. “O avanço da vacinação em nosso país é decisivo para que as campanhas publicitárias de promoção turística feitas pela Embratur sejam bem recebidas”, salienta.

Para Brito, a efetividade da promoção realizada pela Embratur pode ser percebida quando se avalia a operação dos aeroportos, como o de Recife (PE). “No último mês de maio as operações de embarque e desembarque tiveram aumento de 20% na comparação com abril em Recife. As campanhas da Embratur colaboram para isso, reforçando a vontade de viajar dos brasileiros e sempre deixando claro a importância de adoção de todos os protocolos biossegurança contra a Covid-19”, indica. Os aeroportos de Guarulhos (SP) e Brasília (DF), dois dos três mais movimentados do país, também registraram aumento de embarque e desembarque em maio, com 29% e 21% a mais, respectivamente.

Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), 97% das operadoras associadas indicou percepção de melhora nos negócios no mês de maio, superando em 30% o mesmo índice em abril. O cenário mais positivo para a retomada do turismo foi constatado também pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), que verificou um aumento de 28% nas consultas por viagens em maio.

A partir da próxima quinta-feira (1/7), todas as ações da Embratur voltarão a ser realizadas no exterior. Porém, o prosseguimento da atuação nacional, alinhada ao Ministério do Turismo e iniciada com a sanção presidencial à lei 14.002, de maio de 2020, é considerado essencial para que a Embratur continue a consolidar também a retomada do turismo interno. “Estamos em contato permanente com os mais variados segmentos e atores do nosso turismo para realização de campanhas publicitárias em conformidade com o entendimento de todos que fazem parte do trade. Continuar nesta missão e também voltar a atuar internacionalmente seria o mais adequado”, avalia Carlos Brito.

Dentre as diversas ações planejadas pela Embratur para as atividades internacionais estão campanhas publicitárias em mercados prioritários e participação nas maiores feiras de turismo do mundo. Ainda assim, com a incerteza da reabertura de fronteiras e do fim de medidas restritivas entre os países, a Agência articula que a promoção internacional não substitua as ações dentro do Brasil. “Temos a concordância do Ministério do Turismo para seguirmos auxiliando na divulgação dos aspectos positivos que o nosso país possui para turistas internacionais e para os brasileiros. Os elogios que recebemos pelas campanhas nacionais partem de quem faz o turismo no país e, por isso, queremos continuar juntos neste trabalho de divulgação”, explica o presidente da Embratur.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.