Presidente da Embratur discute a retomada das atividades turísticas com o secretário de turismo do estado do Rio de Janeiro

Em reunião realizada na sede da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) nesta terça-feira (29/6), o presidente da Agência, Carlos Brito, recebeu o secretário estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, o deputado federal Hélio Lopes, e o presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), Roberto Nedelciu. A pauta do encontro foi a retomada do turismo no Rio de Janeiro, possíveis parcerias para eventos no estado e o alinhamento de comunicação para uma promoção turística otimizada.

Retornando à promoção internacional a partir de 1 de julho após cumprir determinação da lei 14.002/2020 para atuar exclusivamente dentro do Brasil, a Embratur planeja promover campanhas publicitárias, participar de feiras de turismo, e realizar press trips e road shows. “Fizemos um trabalho importante dentro do país. Consideramos que seria positivo darmos continuidade junto ao Ministério do Turismo para seguirmos fomentando nosso turismo doméstico, e vamos em busca disso. Atuando no exterior, vamos demonstrar que a vacinação contra a Covid-19 ocorre de forma destacada no Brasil e faremos campanhas publicitárias exaltando as belezas exuberantes do Brasil, dentre outras ações”, indicou.

Fatos pouco conhecidos no exterior com relação ao Rio de Janeiro, como o número destacado de policiais trabalhando na praia de Copacabana, devem ser apresentados nas ações da Embratur, de acordo com o secretário Gustavo Tutuca. “Em 2019, 1,2 milhão de turistas estrangeiros visitaram a cidade do Rio. Tivemos apenas um único caso grave de violência contra turistas”, disse. “Não se pode considerar áreas dominadas pelo tráfico de drogas nas estatísticas. Quem for para comunidades pacificadas e prontas para o turismo, como o Vidigal, já terá uma ótima experiência, assim como nos demais cartões postais da cidade que estão plenamente aptos para receber visitações”, completou.

O deputado federal Hélio Lopes, eleito pelo Rio de Janeiro, indicou que seguirá fazendo a mediação entre órgão de turismo do estado e a Embratur. “Somos parceiros pelo desenvolvimento do turismo no nosso Rio de Janeiro e continuarei fazendo a ligação entre todos, pois todos possuem o mesmo objetivo “, disse o parlamentar.

Junto ao subsecretário de Eventos, Marcelo Monfort, ao chefe de gabinete, Luciano Muniz, e ao presidente da TurisRIO, Sergio Almeida, o secretário de Turismo do Rio de Janeiro apresentou projetos em desenvolvimento cujo foco é a promoção turística para mercados prioritários, como São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia, Porto Alegre e outros. “A partir de outubro teremos uma série de eventos em shoppings centers, com estandes que permitirão a experiência sensorial de visitação ao Rio de Janeiro via tecnologia 3D, além de shows”, disse. Segundo Gustavo Tutuca, com o represamento das atividades de eventos em virtude da pandemia agora é preciso tomar cuidado para que não se dilua o público entre diversos eventos simultâneos. “Temos que ter um calendário organizado”, indicou. A possibilidade de apoio da Embratur para eventos realizados no estado também esteve em pauta.

O presidente da Embratur, Carlos Brito, agradeceu a presença do secretário fluminense e de sua comitiva, acompanhados do deputado Hélio Lopes, e mencionou a importância do alinhamento entre os gestores do setor do Turismo dos estados, municípios e do trade em geral com a Embratur. “Temos que unificar a comunicação com o Rio de Janeiro, governo do estado, rede hoteleira. Todos precisam se juntar para falar sobre o mesmo tema, principalmente reforçando a segurança do destino. Essa é a estratégia mais correta. Também precisamos incluir as embaixadas do Brasil no exterior neste alinhamento, para apresentarmos dados verdadeiros aos veículos de comunicação estrangeiros”, indicou.

O diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Silvio Nascimento, acompanhou a reunião junto ao presidente da Embratur. Para ele, o desafio de levar ao exterior uma boa imagem do Brasil com ações de Relações Públicas deverá anteceder o início das campanhas publicitárias. “Antes de falarmos das nossas belezas vamos garantir que as pessoas consideram o Brasil como um destino viável”, explicou.