Embratur participa de evento comemorativo ao voo inaugural da Itapemirim Transportes Aéreos

O presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, participou, nesta terça-feira (29/6), do evento que marcou o voo inaugural da nova companhia aérea brasileira, a Itapemirim Transportes Aéreos (ITA). O primeiro voo comercial foi realizado em um Airbus A320, que decolou do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, rumo a Brasília.

Presente ao hangar da companhia na capital federal após o pouso, Carlos Brito esteve reunido com representantes de entidades do turismo nacional e membros da diretoria do grupo Itapemirim. Brito ressaltou que o fato de a expansão e diversificação da operação da empresa estar acontecendo neste momento é um reconhecimento de que o Brasil deverá ter destaque na retomada das atividades ligadas ao turismo. “A Embratur está muito confiante de que o nosso país terá uma recuperação rápida no cenário pós-pandemia e acreditamos que os voos da ITA Transportes Aéreos, inicialmente para oito cidades brasileiras, terão boa procura desde este primeiro voo”, disse.

Seguindo todos os protocolos de biossegurança, a Itapemirim tem o plano de aumentar a operação para conectar 35 destinos até junho de 2022. As quatro primeiras aeronaves da ITA iniciam o trabalho conectando Belo Horizonte/Confins (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Porto Seguro (BA), Rio de Janeiro-Galeão (RJ), Salvador (BA) e São Paulo-Guarulhos (SP). Ao longo de um ano, a companhia deverá ter um total de 50 aeronaves, já encomendadas.

“A ITA nasceu com propósito de levar voos a todo país e vamos trabalhar para trazer o máximo de dedicação. Nosso projeto é ambicioso e grandioso, para uma companhia de muito tempo e com muitas aeronaves colorindo os céus brasileiros. É uma empresa nascendo hoje, mas com experiência de 68 anos”, destacou Sidnei Piva, presidente do Grupo Itapemirim, fazendo referência às demais operações do grupo, cuja operação de transporte pela via rodoviária, com uma grande frota de ônibus, é consolidada e reconhecida. “Uma companhia não consegue fazer seu trabalho completo se não contar com seus parceiros, como as agências de turismo e os profissionais de turismo, que sofreram nesse período do Covid. Agora estamos no melhor momento, saindo do Covid com a vacina. Tudo vai melhorar”, completou.

Carlos Brito aproveitou a data do primeiro voo da Itapemirim para reforçar que o aumento da concorrência no setor aéreo, com mais opções de companhias voando no Brasil, é um motivo de grande comemoração. “Quem mais ganha com isso é o turista. A Embratur segue à disposição para dar continuidade ao trabalho de busca pelo desenvolvimento do setor do turismo no nosso país. Deixo meus parabéns para a ITA, a Itapemirim Transportes Aéreos, a toda diretoria do grupo Itapemirim, funcionários e, também aos passageiros”. 

A partir da próxima quinta-feira (1/7), as ações de promoção do turismo no Brasil realizadas pela Embratur voltarão a acontecer no exterior, atendendo ao que está determinado na lei 14.002/2020. Porém, o prosseguimento da atuação nacional da Agência, alinhada ao Ministério do Turismo e iniciada em maio de 2020, é defendida por Brito. “Estamos em contato permanente com os mais variados segmentos e atores do nosso turismo para realização de campanhas publicitárias em conformidade com o entendimento de todos que fazem parte do trade. Continuar nesta missão e também voltar a atuar internacionalmente é importante e trabalhamos para isso”, avalia.