Presidente da Embratur e ministro do Turismo acompanham anúncio de ampliação da malha aérea no Rio Grande do Sul

Nesta quinta-feira (1/7), o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, e o o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, participaram do anúncio de expansão da malha viária da Azul Linhas Aéreas no estado do Rio Grande do Sul. A partir de agosto, a companhia ampliará de seis para 15 o número de cidades atendidas no estado, sendo oito rotas novas. A Azul oferecerá, ainda, deslocamentos para 22 cidades brasileiras com origem na capital, Porto Alegre.

“Esta iniciativa irá trazer mais conectividade e integração regional, preparando o Brasil para a retomada das atividades turísticas, a partir de maiores possibilidades de deslocamentos para nossos turistas de lazer e de negócios. Temos um grande país e uma capacidade de recuperação astronômica, que tem sido reconhecida. Uma prova disso é a recondução do Brasil ao Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo”, destacou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, ao citar os esforços do governo federal na regulação e redefinição de custos no setor de aviação.

Para o presidente da Embratur, Carlos Brito, a divulgação do turismo no Rio Grande do Sul é uma das prioridades durante a retomada da atuação da Agência no cenário internacional, que se reinicia no mesmo dia do anúncio da expansão de voos da Azul para o estado. “Espero que os voos da Azul possam ter muita procura. Nossa expectativa é de que o Brasil tenha uma recuperação muito destacada no cenário pós-pandemia e trabalharemos para mostrar ao mundo que o Brasil está pronto para receber turistas”, disse.

Ao apresentar o plano de expansão da malha aérea nos céus gaúchos, o presidente da Azul, John Rodgerson, ressaltou que a companhia se antecipa ao aumento da demanda por passagens. “Podemos olhar com otimismo pelo futuro porque, ao vacinar, as pessoas vão voltar a voar e nós temos que estar preparados para isso. Vamos servir 15 cidades no Rio Grande do Sul. Nunca na história da aviação brasileira tivemos tantas cidades servidas. O estado vai ser um dos estados mais conectados. Isso não é uma coisa do papel, vai estar disponível hoje”, afirmou.

Também presente, o secretário executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, pontuou os investimentos federais no setor aéreo, principalmente para o desenvolvimento da aviação regional. “Com o engajamento do Executivo, tanto dos ministérios do Turismo, da Economia e da Infraestrutura, e o Poder Legislativo, a gente consegue criar um ambiente favorável para investimentos para que a aviação continue crescendo no país. Nosso projeto é ter, nos próximos anos, 200 municípios integrados na malha nacional da aviação. Vamos, até dezembro, fazer um investimento de R$ 1 bilhão na aviação regional. Com mais infraestrutura e equipamentos possibilitamos uma navegação cada vez mais segura”, destacou.

*Com informações do Ministério do Turismo