Embratur retoma promoção internacional dos destinos turísticos brasileiros

A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) volta a realizar a promoção internacional dos destinos do Brasil a partir desta quinta-feira, 1º de julho de 2021. Além de apresentar campanhas publicitárias atrativas para mercados prioritários, a Agência organiza sua participação em cinco feiras internacionais de grande relevância para o setor do turismo durante o ano, em Buenos Aires (Argentina), Londres (Inglaterra), Las Vegas (EUA), Xangai (China) e Barcelona (Espanha).

“Em virtude da pandemia, muitos eventos ainda estão com realização incerta, mas já garantimos que o Brasil estará nas principais feiras de turismo do mundo”, salienta o presidente da Embratur, Carlos Brito. A Agência terá estandes próprios com a presença de coexpositores como secretarias, órgãos ou instituições oficiais de turismo municipais e estaduais, e o trade turístico, representado por operadoras de turismo, meios de hospedagem, companhias aéreas, Convention & Visitors Bureaux entre outros atores da indústria turística. A proporção de participação entre eles é definida pelo tipo de segmento e público alvo de cada evento.

Além das feiras, as campanhas internacionais de Publicidade da Embratur serão apresentadas no Japão, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Argentina e Chile. Em julho e agosto, aproveitando a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio, a Agência divulgará peças que reforçam os destinos do Brasil como ótimas opções para Natureza e Ecoturismo, um dos principais interesses dos japoneses. Depois, entre setembro e outubro, uma campanha específica para informar a ausência de necessidade de visto para ingresso no Brasil poderá ser vista no Japão, Estados Unidos, Canadá e Austrália. Ainda em 2021, entre outubro e novembro, será a vez da Argentina e do Chile, os dois maiores emissores de turistas estrangeiros para o Brasil na América Latina.

Variando de país para país, as campanhas promocionais preparadas pela Embratur serão exibidas em portais e redes sociais, Pay TV, mídias aeroportuárias, mídia exterior OOH (out of home), TV aberta e fechada. As peças são customizadas para levar a cada mercado os atrativos do Brasil que provocam mais encantamento e atenção do público. Segmentos turísticos preferenciais são levados em consideração pela Embratur na escolha dos anúncios apresentados em canais apropriados para divulgação da cultura, natureza, aventuras, entretenimento, alegria, sol e praia, esportes e gastronomia do Brasil.

De acordo com o presidente da Agência, as feiras e campanhas internacionais representam os mais variados destinos brasileiros, o que possibilitará que todo o trade turístico nacional esteja contemplado. “Estaremos em três feiras ‘multiprodutos’ e duas específicas para o segmento Mice, para negócios e eventos. Sabemos que o Brasil tem um enorme potencial nesta retomada das atividades mundiais do setor, uma vez que os países que apresentam opções de atividades junto à Natureza, ao ar livre, estão sendo os mais procurados. Nossas campanhas deixarão nosso potencial muito claro, pois nenhum outro país do mundo oferece tantas possibilidades de turismo como o Brasil”, defende Carlos Brito.

Em virtude da pandemia de Covid-19, durante a tramitação da Medida Provisória 907/2019, aprovada por deputados e senadores no Congresso Nacional, posteriormente sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro na Lei 14.002/2020, foi definida uma mudança substancial na atuação da Embratur. No período em que estivesse decretado estado de calamidade pública e, ainda, após até seis meses do seu término, a nova Embratur, criada pela mesma lei, atuou alinhada ao Ministério do Turismo em uma parceria direta para o fomento nacional do turismo. Com o fim desta obrigatoriedade, a Agência volta a atuar internacionalmente.

 

Feiras internacionais de turismo que a Embratur participará em 2021:

FIT América Latina – Multiprodutos (De 2 a 5/10, em Buenos Aires) 

A FIT América Latina será mais um passo em direção à nova normalidade. Segundo a organizadora, a FIT fortalece os negócios turísticos dos participantes, reunindo mais de 90 mil visitantes em busca das melhores opções do setor, junto a um público profissional, ávido por encontrar os principais e mais qualificados fornecedores. Nesse novo cenário de protocolos e distanciamento social, a organizadora acredita que, trabalhando juntos, será possível a recuperação da atividade. A FIT oferece um ambiente exclusivo em que as ações dos expositores são aprimoradas, alcançando negócios sólidos durante quatro dias por meio de posicionamento do destino, contato com parceiros estratégicos e fornecedores, acesso a diferentes áreas de negócios e realização de lançamentos especiais.

 WTM London – Multiprodutos (de 1 a 3/11, em Londres)

A World Travel Market London tem orgulho de ser um hub de viagens. A organizadora possui o objetivo de oferecer ao trade turístico mundial uma ideia de como a indústria será no futuro, compartilhar inovações e criar infinitas possibilidades de negócios. Para a WTM, ideias significam negócios. Na feira, a indústria turística se reúne para determinar o futuro das viagens por meio de milhões de reuniões que, ao longo de anos, já geraram negócios de bilhões de libras. Com tantos anos de experiência, a WTM consegue conectar as pessoas certas não somente para fazer negócios, mas também para compartilhar ideias e discutir o que o futuro reserva em termos de viagens. Com o intuito de criar as melhores oportunidades, a WTM acredita que a indústria deve se conectar totalmente e adotar novas tecnologias. Ao fazer isso, a feira aprende, aperfeiçoa-se e continua a destacar-se como uma marca global respeitada, estabelecida, confiável e bem informada. A WTM busca encorajar e acompanhar ativamente os desenvolvimentos mais recentes para que os participantes possam alcançar o seu melhor.

IMEX America – MICE (de 9 a 11/11, em Las Vegas)

A IMEX America é uma feira global do segmento de negócios e eventos que atrai milhares de profissionais dos EUA e do mundo. O público participa da IMEX America em busca de oportunidades inigualáveis de negócios, relacionamento e aprendizado. Desde seu evento inaugural em 2011, a IMEX America vem se expandindo de forma a acomodar um número crescente de expositores, eventos, hosted buyers e visitantes. A feira apresenta o maior programa hosted buyer da indústria, difundindo novas ideias e tecnologias e promovendo o encontro entre os expositores e esses potenciais compradores selecionados e interessados em cada destino. Além de uma feira comercial, a IMEX America oferece palestras brilhantes, novas ideias e inspiração contínua em mais de 180 eventos educacionais e de networking ao longo de quatro dias. A feira é organizada pelo IMEX Group, que também é responsável pela renomada feira IMEX em Frankfurt, e que demonstra o compromisso do grupo IMEX em oferecer excepcionais oportunidades de negócio para expositores e compradores.  

 ITB China – Multiprodutos (de 24 a 26/11, em Xangai)

A ITB China é uma grande feira comercial exclusivamente B2B focada no mercado de viagens chinês. Na ITB China em Xangai, os principais compradores da Grande China selecionados a dedo pela organizadora têm a oportunidade de reunir-se com profissionais da indústria turística de todo o mundo. São oferecidos vários eventos de networking e um sistema único de última geração de agendamento de reuniões para aprimorar o networking e maximizar as oportunidades de negócios nessa feira de viagens. Além da feira, a conferência de turismo ITB China acontecerá, permitindo a transferência de conhecimento sem precedentes em toda a exposição de turismo.

 IBTM World – MICE (de 30/11 a 2/12, em Barcelona)

A IBTM World é um evento líder global para a indústria de negócios e eventos que acontece anualmente em Barcelona. A feira tem o objetivo de inspirar o mundo dos eventos a oferecer experiências excepcionais para seus clientes. Ali, reúne-se a indústria de reuniões globais, com todos tendo um propósito comum – encontrar as pessoas certas que podem criar melhores resultados de negócios para sua organização onde estabelecem-se conexões com as pessoas certas, obtém-se uma visão importante do setor e se tem acesso a oportunidades de networking incomparáveis ao longo dos três dias. Na IBTM World, estarão mais de 3.000 destinos interessantes e fornecedores de qualidade prontos para conhecer e fazer networking com mais de 15.000 profissionais da indústria, de mais de 100 países em todo o mundo.