Embratur participa do 1º Fórum de Turismo de João Pessoa (PB)

Nesta quinta-feira (15/7), o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, participou, via videoconferência, da abertura do 1º Fórum de Turismo Náutico de João Pessoa (PB). Organizado pela Secretaria Municipal de Turismo, o evento contou também com a participação da Secretaria Municipal de Planejamento, Sebrae-PB, Capitania dos Portos e pescadores locais.

Ao dar início ao Fórum, o secretário de Turismo municipal, Daniel Rodrigues, indicou que a gestão pública local criou um grupo de trabalho com a iniciativa privada para avaliar como aproveitar a potencialidade do Turismo Náutico na cidade. “Temos piscinas naturais, passeios interessantíssimos e muitos novos atrativos em planejamento, como a construção de um píer. Tudo isso mantendo a conservação e trazendo o turista de forma qualitativa”, disse.

Ao convidar o presidente da Embratur, Carlos Brito, para fazer uso da palavra, Daniel Rodrigues mencionou que a Agência é uma grande parceira de João Pessoa e que foi muito bem recebido quando visitou a sede Embratur, em Brasília. “A parceria que temos é muito importante para a promoção das potencialidades da cidade de João Pessoa”, salientou.

Carlos Brito agradeceu o convite para participar das discussões e ressaltou que o Brasil está se destacando no cenário pós-pandemia do Turismo em virtude de suas qualidades únicas. “Por sermos um país vertical e com diversidade imensa de atrativos, podemos realizar atividades turísticas o ano inteiro. Somos abençoados com uma natureza maravilhosa. No caso do Turismo Náutico, temos mais de 30 mil quilômetros de vias navegáveis, mais de 8 mil quilômetros de costa. Temos potencial para receber cruzeiros marítimos o ano todo, e não apenas no verão”, exemplificou.

Brito ainda reforçou que o contato com o secretário de Turismo, Daniel Rodrigues, e o adjunto, Ferdinando Lucena, é próximo desde a visita de ambos a Brasília. “Pudemos debater sobre o Turismo de Natureza e o Turismo Náutico do Brasil e de João Pessoa naquela oportunidade. Hoje, reiteramos o apoio da Embratur aos projetos da capital e do estado da Paraíba e é um prazer participar deste Fórum. Contem sempre conosco, com o Ministério do Turismo e com o presidente Bolsonaro para realização de vários projetos e para colocar a cidade na prateleira mundial do Turismo”.

Após a abertura do evento, o coordenador de Turismo Náutico da Gerência de Promoção Internacional do Turismo de Natureza da Embratur, Gentil Venâncio, detalhou o trabalho realizado pela Agência neste segmento. Junto ao trade turístico envolvido no setor, a Embratur atua para ajudar na resolução de gargalos que impedem o desenvolvimento do Turismo Náutico no Brasil, além de promover as potencialidades deste segmento em campanhas publicitárias e feiras de Turismo realizadas internacionalmente.

Junto ao presidente da Embratur, Carlos Brito, participaram da abertura do Fórum o diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Agência, Silvio Nascimento, e o gerente de gabinete da mesma diretoria, André Reis.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.