Embratur participa do 1º Fórum de Turismo de João Pessoa (PB)

Nesta quinta-feira (15/7), o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, participou, via videoconferência, da abertura do 1º Fórum de Turismo Náutico de João Pessoa (PB). Organizado pela Secretaria Municipal de Turismo, o evento contou também com a participação da Secretaria Municipal de Planejamento, Sebrae-PB, Capitania dos Portos e pescadores locais.

Ao dar início ao Fórum, o secretário de Turismo municipal, Daniel Rodrigues, indicou que a gestão pública local criou um grupo de trabalho com a iniciativa privada para avaliar como aproveitar a potencialidade do Turismo Náutico na cidade. “Temos piscinas naturais, passeios interessantíssimos e muitos novos atrativos em planejamento, como a construção de um píer. Tudo isso mantendo a conservação e trazendo o turista de forma qualitativa”, disse.

Ao convidar o presidente da Embratur, Carlos Brito, para fazer uso da palavra, Daniel Rodrigues mencionou que a Agência é uma grande parceira de João Pessoa e que foi muito bem recebido quando visitou a sede Embratur, em Brasília. “A parceria que temos é muito importante para a promoção das potencialidades da cidade de João Pessoa”, salientou.

Carlos Brito agradeceu o convite para participar das discussões e ressaltou que o Brasil está se destacando no cenário pós-pandemia do Turismo em virtude de suas qualidades únicas. “Por sermos um país vertical e com diversidade imensa de atrativos, podemos realizar atividades turísticas o ano inteiro. Somos abençoados com uma natureza maravilhosa. No caso do Turismo Náutico, temos mais de 30 mil quilômetros de vias navegáveis, mais de 8 mil quilômetros de costa. Temos potencial para receber cruzeiros marítimos o ano todo, e não apenas no verão”, exemplificou.

Brito ainda reforçou que o contato com o secretário de Turismo, Daniel Rodrigues, e o adjunto, Ferdinando Lucena, é próximo desde a visita de ambos a Brasília. “Pudemos debater sobre o Turismo de Natureza e o Turismo Náutico do Brasil e de João Pessoa naquela oportunidade. Hoje, reiteramos o apoio da Embratur aos projetos da capital e do estado da Paraíba e é um prazer participar deste Fórum. Contem sempre conosco, com o Ministério do Turismo e com o presidente Bolsonaro para realização de vários projetos e para colocar a cidade na prateleira mundial do Turismo”.

Após a abertura do evento, o coordenador de Turismo Náutico da Gerência de Promoção Internacional do Turismo de Natureza da Embratur, Gentil Venâncio, detalhou o trabalho realizado pela Agência neste segmento. Junto ao trade turístico envolvido no setor, a Embratur atua para ajudar na resolução de gargalos que impedem o desenvolvimento do Turismo Náutico no Brasil, além de promover as potencialidades deste segmento em campanhas publicitárias e feiras de Turismo realizadas internacionalmente.

Junto ao presidente da Embratur, Carlos Brito, participaram da abertura do Fórum o diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Agência, Silvio Nascimento, e o gerente de gabinete da mesma diretoria, André Reis.