Fortalecimento do turismo é discutido entre presidente da Embratur e primeiro-secretário da Embaixada japonesa no Brasil

Em reunião realizada na sede da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) nesta terça-feira (3/8), o presidente da Agência, Carlos Brito, esteve reunido com o primeiro-secretário da Embaixada do Japão no Brasil, Susumo Shiono. Na oportunidade, foi apresentada a campanha da Embratur que está sendo veiculada no Japão durante os Jogos Olímpicos disputados em solo japonês e discutidas formas de promoção que garantam o aumento do fluxo turístico entre os países.

Com o conceito “O Japão é sempre bem-vindo no Brasil”, destinos famosos brasileiros pelo ecoturismo, segmento que tem forte apelo com o público japonês, estão sendo apresentados junto a origamis que representam a flora e a fauna brasileira. “Acho que as informações destas peças são muito boas. As imagens geram interesse e curiosidade ao povo japonês sobre o Brasil”, comentou Shiono, sobre a campanha em veiculação em redes sociais, banners de internet e painel de LED, em Tóquio.

Além das peças publicitárias, foi apresentada ainda a landing page em que toda a campanha é explicada em japonês. As comunicações da Agência trazem o endereço eletrônico https://www.thecountryofnature.com/ como fonte para que o público nipônico encontre mais informações sobre destinos famosos do Brasil, como o Pantanal, o arquipélago de Fernando de Noronha e as Cataratas do Iguaçu.

Também presenta à reunião, o diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Silvio Nascimento, solicitou aos visitantes algumas informações além das que já são conhecidas sobre o perfil de viajantes japoneses. De acordo com o primeiro-secretário, pelo fato das viagens ao Brasil durarem em torno de 35 horas, o mais viável para a Embratur é buscar atrativos que chamem a atenção de japoneses já aposentados.

O presidente Carlos Brito agradeceu pela troca de informações e salientou que a Agência segue à disposição para um contato constante que possibilite o aumento da visitação de japoneses ao Brasil e o fluxo inverso. “Vamos repassar todas as informações positivas que temos do Brasil, como o fato de o país ter destinos seguros tanto pela questão sanitária quanto pelo fato de termos índices de violências baixíssimos em diversos pontos do país. Contem conosco”, disse. Susumo Shiono agradeceu e entregou, como presente, um kit tradicional dos japoneses para realizarem suas refeições.

Acompanhando o primeiro-secretário da embaixada japonesa no Brasil participou, Alex Seiki, diretor executivo Kenbridge Corporation. Pela Embratur, estiveram presentes o gerente de Assessoria Internacional e Gestão de Unidades, Heitor Kadri, e a gerente de Publicidade, Propaganda e Marketing Digital, Karisa Nogueira.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.