Embratur realiza roteiro no Baixo São Francisco e acompanha entrega do Ministério do Turismo em Aracajú (SE)

Com vistas a ações de promoção e organização de Famtour para a Região do Baixo São Francisco e Itaparica, a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) e a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) realizaram, entre os dias 4 e 7/8, visitas técnicas aos municípios de Aracajú (SE), Piranhas (AL), Paulo Afonso (BA), Nova Glória (BA) Petrolândia (PE), Nossa Senhora Aparecida (SE), Canindé do São Francisco (SE), Nossa Senhora da Glória (SE) e Tacaratu (PE). Na segunda-feira (9/8), em evento com a presença do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a Embratur acompanhou também a entrega da obra de ampliação do Centro de Convenções da capital sergipana.

Além de reuniões com prefeitos, secretários municipais e o trade turístico dos municípios, foram visitados restaurantes, mirantes, hidrelétricas e demais atrativos importantes dos municípios da região. Representando o presidente da Embratur, Carlos Brito, que cumpria agendas em Brasília, o gerente de Projetos Especiais da Agência, Rodolfo Nogueira, acompanhou todo o roteiro, que incluiu ainda apresentações temáticas sobre as potencialidades do turismo no Baixo São Francisco.

As atividades ocorreram no âmbito de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre Embratur e Codevasf com o objetivo de reunir esforços para a promoção do Turismo nos segmentos rural, Agroturismo e Natureza. “Estamos buscando informações para que possamos realizar a promoção turística e atrair agentes de viagem em Famtours para o Baixo São Francisco. Vimos aqui grande potencial turístico, com natureza exuberante e investimentos acontecendo, o que é importante para o turismo”, explicou Rodolfo Nogueira.

A obra de ampliação do Centro de Convenções em Aracajú (SE) contou com a liberação de cerca de R$ 20 milhões do Ministério do Turismo e de aproximadamente R$ 13 milhões destinados pelo Governo de Sergipe. “Estamos recuperando o tempo perdido e liberando equipamentos que vão gerar receita para a União e vão deixar de gerar despesas de vigilância e deterioração”, afirmou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Reconhecendo o trabalho do governo federal com relação ao turismo, o governador de Sergipe, Belivaldo Chaves, usou a palavra para agradecer os esforços que vem sem realizados. “Obrigado, ministro, por entender a importância de Sergipe para o turismo. Voltaremos logo à normalidade com o Centro de Convenções funcionando a todo vapor”, concluiu o governador.