Embratur e Embaixada do Brasil em Israel avaliam ações conjuntas para a promoção dos destinos brasileiros

Representando o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, o diretor de Marketing, Inteligência, Comunicação da Agência, Silvio Nascimento, reuniu-se, nesta quarta-feira (18/8), com o embaixador do Brasil em Israel, Gerson Menandro. Além da avaliação do atual cenário turístico de Israel, que opera apenas o turismo doméstico em virtude da pandemia de Covid-19, foram discutidas possíveis ações conjuntas para garantir mais visitantes israelenses ao Brasil.

Segundo o embaixador, aproximadamente 53% da população israelense realiza viagens internacionais anualmente, e a divulgação do potencial turístico do Brasil pode ter grande impacto para o aumento de viajantes ao país. “Israel é um país extremamente ocidentalizado e com uma população jovem e com boa capacidade de investir em viagens. Precisamos apresentar o Brasil como uma boa opção, já que a moeda local está sendo ainda mais valorizada mesmo durante a pandemia, e está sendo feita a terceira dose da vacina neste momento”, salientou Gerson Menandro.

Uma pesquisa para traçar o atual perfil do viajante israelense deverá ser executada pela Embaixada, em parceria com a Embratur. Com o resultado deste trabalho, serão feitas comunicações que possam ter mais assertividade para o convencimento do público. “Estamos readequando nossos materiais e campanhas promocionais para que possam ter o efeito desejado em cada mercado”, disse Silvio Nascimento.

Uma visita do presidente da Embratur à Israel deve ocorrer em 2022, atendendo a convite feito pelo Embaixada, localizada em Tel Aviv. A participação da Embratur na Exposição Casa Brasil, que será realizada em setembro de 2022 em parceria entre Apex-Brasil e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da Embaixada do Brasil em Tel Aviv, também foi discutida “Sem dúvida estaremos juntos de alguma forma”, indicou Silvio Nascimento.

Participaram da reunião, pela Embratur o gerente de Assessoria Internacional e Gestão de Unidades, Heitor Kadri e a gerente de Publicidade, Propaganda e Marketing Digital, Karisa Nogueira. Acompanhando o embaixador, participou o diplomata do MRE, Daniel Cristiano.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.