Embratur recebe gestores de Porto Alegre para avaliar participação em competição internacional de vela

Em reunião realizada na sede da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) nesta sexta (13/8), o vice-prefeito de Porto Alegre (RS), Ricardo Gomes e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni, foram recebidos pelo diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Agência, Silvio Nascimento. Durante o encontro, foi apresentada a candidatura da capital gaúcha para a realização de competição internacional considerada o “Grande Prêmio da Vela”.

“Temos uma missão transformadora: trazer para Porto Alegre um evento de grande porte, com potencial turístico enorme para exposição de marca e com garantia de um retorno econômico muito grande. Além da competição ser extremamente limpa em termos ambientais, pode aumentar ainda mais a relação do porto-alegrense com o Rio Guaíba”, disse Ricardo Gomes. “Queremos construir um novo ambiente que tem o turismo como um vetor”, completou Rodrigo Lorenzoni.

Disputado por catamarãs F50 com representantes de oito países, a competição é transmitida mundialmente pelo canal ESPN Watch. A etapa a ser disputada na América Latina está marcada para o mês de setembro de 2022. “A decisão sobre a candidatura vencedora será anunciada em outubro de 2021. O percurso da prova já foi aprovado para ser cumprido em Porto Alegre, agora estamos buscando a viabilidade econômica para realizarmos o projeto”, explicou o vice-prefeito.

De acordo com Silvio Nascimento, a Embratur espera poder participar junto à Prefeitura de Porto Alegre, como parceira, da etapa do campeonato. “A transmissão internacional da ESPN e a atração de público estrangeiro já fazem com que possamos participar do evento. Parabenizo pela iniciativa e pela percepção de como o turismo pode agregar para o desenvolvimento econômico da cidade”, comentou Silvio Nascimento.

Caso a candidatura de Porto Alegre seja a vencedora, o Brasil entrará para o circuito de eventos realizados em Bermudas, Itália, Reino Unido, Dinamarca, França, Espanha, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos. A expectativa de público é de até 50 mil pessoas acompanhando as provas. “Estamos falando da Fórmula 1 da Vela. Queremos apresentar um grande evento que una e ressignifique a parte econômica da cidade e que seja símbolo da abertura de Porto Alegre para o mundo”, disse Lorenzoni.

Uma proposta de promoção será enviada para a diretoria de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur para que seja avaliada a melhor forma de participação da Agência no projeto. Participaram da reunião o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Vicente Perrone, e o chefe de gabinete da diretoria de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, André Reis.