Embratur e Embaixadas do Brasil nos Países Nórdicos avaliam ações de promoção dos destinos brasileiros

Em videoconferência realizada nesta segunda-feira (20/9), o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, esteve reunido com representantes dos Setores de Promoção Comercial no mundo (SECOMs) das Embaixadas brasileiras da Finlândia, Suécia, Dinamarca e Noruega. O objetivo do encontro foi avaliar a situação atual da malha aérea dos países nórdicos para o Brasil e também planejar ações de capacitação do trade turístico desses países, para que os destinos brasileiros sejam melhor conhecidos e oferecidos.

“Além da questão da recuperação dos voos, é muito importante este trabalho de parceria entre a Embratur, Ministério do Turismo e as embaixadas, para que possamos ter acesso a como o Brasil está sendo visto e possamos planejar campanhas que tenham o efeito positivo desejado”, salientou Carlos Brito.

De acordo com o diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Silvio Nascimento, uma ação presencial da Embratur está sendo planejada para o próximo mês de novembro, a depender apenas da viabilidade da entrada de brasileiros nestes países. “Vamos apresentar ao trade Nórdico, principalmente aos agentes e operadores de turismo, que o Brasil possui diversos produtos prontos para oferecimento e que a pandemia está controlada pelo fato de sermos um dos países que mais ofereceram doses de vacina contra a Covid-19 no mundo”, disse.

De acordo com Najara Sena, da SECOM da Embaixada do Brasil na Finlândia, o perfil do finlandês para realizar turismo internacional é muito particular. “Eles querem resorts. Se tiver voo direto com transfer até o resort para ele está muito bom. Querem um lugar para descansar, praia, com um pessoal que fale inglês”, disse.

Em resposta, o presidente da Embratur disse que o Brasil possui grande quantidade e qualidade de resorts. “Especialmente na região Nordeste temos vários resorts prontos. Estive em Punta Cana, um dos destinos que os nórdicos costumam viajar mais, e pude constatar que é muito semelhante ao que já temos no Brasil. Vamos dar sequência nestas reuniões para buscarmos mais conectividade de voos e para juntar forças para que possamos destacar nosso país da forma que ele merece”, salientou Carlos Brito, indicando que novas reuniões deverão ser agendadas entre as Embaixadas do Brasil nos Países Nórdicos e a Embratur.

Representando a Embratur, participaram também da reunião o gerente de Assessoria Internacional e Gestão de Unidades, Heitor Kadri, e o chefe de gabinete da Diretoria de Marketing, Inteligência e Comunicação, André Reis. Representando as Embaixadas brasileiras, participaram também Adriana Kürten, da SECOM da Embaixada do Brasil na Dinamarca; e Aminthas Silva, da SECOM da Embaixada do Brasil na Suécia.