Embratur leva o turismo brasileiro à Expo Dubai 2020

O turismo brasileiro estará representado pelas ações da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) na Expo Dubai 2020. Em duas oportunidades, a Agência levará aos Emirados Árabes atrações típicas do Brasil: na abertura, entre 1 e 9/10, e na semana do Brasil, de 9 a 15/11. Realizadas a cada cinco anos e consideradas um dos maiores eventos do mundo, as chamadas Expos possuem grande relevância para apresentação dos países e são especialmente voltadas para inovações e geração de negócios. Adiada para ocorrer em 2021 em função da pandemia de Covid-19, a Expo Dubai 2020 conta com a participação de 190 países e a estimativa de público, ao longo de seis meses de atividades, é de aproximadamente 25 milhões de pessoas.

“A presença da Embratur na Expo Dubai 2020 tem o objetivo de reforçar que o Brasil está pronto para receber visitantes internacionais. Nossa cultura diversa e as infinitas belezas naturais ao longo de todo o território brasileiro, com 66% de vegetação nativa protegida, praias, parques, ilhas e sem desastres naturais em nenhuma época do ano, são garantia de encantamento e de vontade de visitar o Brasil, um país seguro e incomparável”, explica o presidente da Embratur, Carlos Brito, que está presente à abertura da feira, nesta sexta-feira (1/10), acompanhando o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Dentre as atividades planejadas pela Embratur e pelo Ministério do Turismo estão boas-vindas aos visitantes, manifestações culturais, exposição com imagens e artesanato, música e dança típicas de todas as regiões do País. Além disso, a Agência ainda prepara ações de experiência de marca para aumentar a interação com os visitantes e distribuirá materiais promocionais para que seja possível manter uma interação com as ativações da Embratur.

Coordenada pela APEX-Brasil, que organiza o projeto do Pavilhão do Brasil, com projetores, restaurante, café e loja, a Embratur compõe o grupo de instituições que realizam a apresentação do País na feira. O tema da Expo Dubai 2020 será “Conectando mentes, criando o futuro” e a prospecção de novas tecnologias, tendências e inovações, terão foco em áreas de oportunidade, mobilidade e sustentabilidade.

Segundo o diretor da agência de promoção do turismo de Dubai, Issam Kazim, a expectativa é que 70% do público da Expo sejam visitantes internacionais. “O evento será um marco importante na história de Dubai. Temos trabalhado e continuaremos trabalhando para garantir que os visitantes tenham uma experiência inesquecível desde o momento em que colocarem os pés em Dubai, ao visitarem a Expo 2020, até o momento em que retornarem ao destino de origem”, disse ele à Agência Brasil.

Confira as ações da Embratur na Expo Dubai 2020:

De 01 a 09 de outubro de 2021: receptivo com figurantes de “onças pintadas” aos visitantes do Pavilhão Brasil em equipe de artistas performáticos que serão travestidos com figurinos que se assemelham a onças pintadas, promovendo interação com os visitantes enquanto estiverem aguardando a entrada no Pavilhão do Brasil.

De 14 de 21 de novembro de 2021: receptivo aos visitantes com figurantes de “onças pintadas” ao Pavilhão; apresentações de cunho artístico; apresentações do show Ginga Tropical; e apresentação em formato de Flashmob de profissionais de Capoeira. Haverá também ação promocional em frente ao edifício Burj Khalifa em Dubai, no dia 15 de novembro. Durante a semana de 14 a 21 de novembro, serão realizadas três apresentações por dia no Pavilhão do Brasil, no palco Vitória Régia.

Para ficar por dentro da participação da Embratur na Expo Dubai 2020, siga nossas páginas no Instagram:  @embraturbrasil e @visitbrasil

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.