Embratur participa de inauguração do Pavilhão Brasil na Expo Dubai junto ao ministro do Turismo e vice-presidente da República

O presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, participou, nesta sexta-feira (1º.10), junto do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, da inauguração do Pavilhão Brasil na Expo Dubai 2020, nos Emirados Árabes Unidos. Considerado um dos maiores eventos do mundo e realizado a cada cinco anos, as chamadas Expos tem o intuito de prospectar novas tecnologias, tendências e inovações. O tema da edição atual, em Dubai, é “Conectando mentes, criando o futuro”. Estiveram presentes na inauguração o embaixador do Brasil nos Emirados Árabes, Fernando Igrejas; o comissário-geral do Brasil na Expo Dubai, Elias Martins Filho; o secretário especial de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif; e os prefeitos de Maceió (AL), JHC, e de Balneário Camboriú (SC), Fabrício Oliveira.

Ao usar a palavra, o presidente da Embratur, Carlos Brito, salientou a importância da participação do Brasil em eventos como a Expo Dubai. “A divulgação do nosso país no exterior se faz ainda mais necessária nesse cenário de aumento de vacinação e retomada gradual das viagens. O mundo precisa e merece conhecer o nosso turismo”, disse. Dentre as atividades planejadas pela Embratur e pelo Ministério do Turismo para a feira estão boas-vindas aos visitantes, manifestações culturais, exposição com imagens e artesanato, música e dança típicas de todas as regiões do País. Além disso, a Agência ainda prepara ações de experiência de marca para aumentar a interação com os visitantes e distribuirá materiais promocionais para que seja possível manter uma interação com as ativações da Embratur.

Segundo o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o potencial do Brasil é incomparável para o turismo. “O Brasil é a última fronteira do turismo sustentável e preservado. Nada se compara ao nosso país em termos de turismo de natureza”, disse. “É preciso desmistificar algumas informações que saem sobre o nosso país e mostra nosso compromisso com o turismo e o meio ambiente. Seremos um dos destinos mais procurados no pós-pandemia”, completou. Para o vice-presidente, Hamilton Mourão, a Expo Dubai é, acima de tudo, uma oportunidade para mostrar as riquezas do Brasil. “O Pavilhão Brasil simboliza nossas maiores riquezas, entre elas a abundância em águas, da biodiversidade, além do espírito criativo, empreendedor e resiliente do nosso povo”, afirmou.

Coordenado pela Apex-Brasil, o Pavilhão Brasil conta com a participação do Governo Federal, Embratur e outros parceiros. O comissário-geral do Brasil na Expo Dubai, Elias Martins Filho, ressaltou que o Pavilhão será um espaço para que os parceiros do país, públicos ou privados, possam ampliar seus negócios. “E, também, reforçar a imagem positiva que o Brasil tem na área de desenvolvimento sustentável”, declarou

Em 4 mil metros quadrados de área, a água é o elemento principal da estrutura montada para representar o Brasil. Em uma fina lâmina d’água que remete aos rios brasileiros e por onde os visitantes podem caminhar, a experiência é complementada por projetores de sons e aromas. Inspirado no Rio Negro e na natureza da região norte do Brasil, o edifício terá um pavimento que reproduz as casas em palafitas comuns às regiões ribeirinhas. Durante o dia, será um espaço de sombra e descanso, e à noite, poderá ser visto como um cubo luminoso flutuante.

Em duas oportunidades, a Embratur levará atrações típicas do Brasil: na abertura, entre 1 e 9/10, e na semana do Brasil, de 9 a 15/11. Adiada para ocorrer em 2021 em função da pandemia de Covid-19, a Expo Dubai 2020 conta com a participação de 191 países e a estimativa de público, entre a inauguração e o fim da feira, em março de 2022, é de aproximadamente 25 milhões de pessoas.

*Com Informações de Rafael Brais, do Ministério do Turismo

— Para ficar por dentro da participação da Embratur na Expo Dubai 2020, siga nossas páginas no Instagram:  @embraturbrasil e @visitbrasil