Embratur e ministro do Turismo reúnem-se com representantes da Eslovênia e de San Marino na Expo Dubai 2020

O presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, e o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, reuniram-se, no sábado (2/10), com o Vice-Primeiro Ministro e Ministro de Desenvolvimento Econômico e Tecnologia da Eslovênia, Zdravko Počivalšek, e com o secretário de Turismo de San Marino, Frederico Amati. Os encontros foram realizados durante as atividades da Expo Dubai 2020.

Com o representante do governo esloveno, Carlos Brito e Gilson Machado Neto iniciaram contatos para um acordo bilateral para investimentos no setor do turismo. De acordo com Počivalšek, a Eslovênia planeja desestatizar sua rede hoteleira. “Aproximadamente 70% dos hotéis eslovenos são geridos pelo setor público e pretendemos realizar a privatização e a abertura para investimentos para grupos internacionais”, sinalizou.

O presidente da Embratur ressaltou que levará a informação a investidores brasileiros do setor de hotelaria e que a Agência está de portas abertas para trocar experiências e ajudar no que for possível. “Nosso trabalho é promover o turismo brasileiro e ficamos muito felizes por estarmos mais conectados com a Eslovênia, ajudando a aumentar a visitação de eslovenos ao Brasil também”, disse Carlos Brito.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, reforçou que o Governo Federal brasileiro tem tido sucesso ao realizar a concessão para a iniciativa privada de aeroportos, rodovias, portos, ferrovias e, também, parques nacionais. Segundo Machado Neto, os leilões realizados têm tido boa procura mesmo em meio à pandemia. “Acredito que a Eslovênia faz muito bem em oferecer seus hotéis à iniciativa privada. Atualmente temos 147 novos hotéis em construção no Brasil e temos conseguido direcionar os investimentos publicos para realizar obras nos destinos turísticos. O Brasil tem tido destaque na superação das dificuldades causadas pela pandemia. Será um prazer ajudar a Eslovênia e desenvolver nossa relação”, salientou.

Um acordo bilateral entre Brasil e Eslovênia deverá ser assinado durante a participação da Embratur e do Ministério do Turismo na “Semana do Brasil”, realizada entre 9 e 15 de novembro, na Expo Dubai 2020.

REUNIÃO COM SAN MARINO – O secretário de Turismo de San Marino, Frederico Amati, acompanhado do Comissário Geral, Mauro Maiani e do Chefe de Departamento de Turismo e Cultura, Filippo Francini, também estiveram reunidos com a comitiva da Embratur e o ministro do Turismo. Na oportunidade, foram discutidas possíveis ações conjuntas de promoção do turismo entre os países.

Acompanharam as reuniões bilaterais o diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Silvio Nascimento; o secretário especial de Aquicultura e Pesca do Brasil, Jorge Seif; e o gerente de Assessoria Internacional e Gestão de Unidades no Exterior da Embratur, Heitor Kadri.

 

Foto: Roberto Castro /Mtur 

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.