Embratur e ministro do Turismo reúnem-se com representantes da Eslovênia e de San Marino na Expo Dubai 2020

O presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, e o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, reuniram-se, no sábado (2/10), com o Vice-Primeiro Ministro e Ministro de Desenvolvimento Econômico e Tecnologia da Eslovênia, Zdravko Počivalšek, e com o secretário de Turismo de San Marino, Frederico Amati. Os encontros foram realizados durante as atividades da Expo Dubai 2020.

Com o representante do governo esloveno, Carlos Brito e Gilson Machado Neto iniciaram contatos para um acordo bilateral para investimentos no setor do turismo. De acordo com Počivalšek, a Eslovênia planeja desestatizar sua rede hoteleira. “Aproximadamente 70% dos hotéis eslovenos são geridos pelo setor público e pretendemos realizar a privatização e a abertura para investimentos para grupos internacionais”, sinalizou.

O presidente da Embratur ressaltou que levará a informação a investidores brasileiros do setor de hotelaria e que a Agência está de portas abertas para trocar experiências e ajudar no que for possível. “Nosso trabalho é promover o turismo brasileiro e ficamos muito felizes por estarmos mais conectados com a Eslovênia, ajudando a aumentar a visitação de eslovenos ao Brasil também”, disse Carlos Brito.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, reforçou que o Governo Federal brasileiro tem tido sucesso ao realizar a concessão para a iniciativa privada de aeroportos, rodovias, portos, ferrovias e, também, parques nacionais. Segundo Machado Neto, os leilões realizados têm tido boa procura mesmo em meio à pandemia. “Acredito que a Eslovênia faz muito bem em oferecer seus hotéis à iniciativa privada. Atualmente temos 147 novos hotéis em construção no Brasil e temos conseguido direcionar os investimentos publicos para realizar obras nos destinos turísticos. O Brasil tem tido destaque na superação das dificuldades causadas pela pandemia. Será um prazer ajudar a Eslovênia e desenvolver nossa relação”, salientou.

Um acordo bilateral entre Brasil e Eslovênia deverá ser assinado durante a participação da Embratur e do Ministério do Turismo na “Semana do Brasil”, realizada entre 9 e 15 de novembro, na Expo Dubai 2020.

REUNIÃO COM SAN MARINO – O secretário de Turismo de San Marino, Frederico Amati, acompanhado do Comissário Geral, Mauro Maiani e do Chefe de Departamento de Turismo e Cultura, Filippo Francini, também estiveram reunidos com a comitiva da Embratur e o ministro do Turismo. Na oportunidade, foram discutidas possíveis ações conjuntas de promoção do turismo entre os países.

Acompanharam as reuniões bilaterais o diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Silvio Nascimento; o secretário especial de Aquicultura e Pesca do Brasil, Jorge Seif; e o gerente de Assessoria Internacional e Gestão de Unidades no Exterior da Embratur, Heitor Kadri.

 

Foto: Roberto Castro /Mtur