Abertura da 48ª ABAV Expo e Collab Internacional do Turismo 2021 conta com a presença do ministro do Turismo e do presidente da Embratur

O presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, e o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, participaram, nesta quarta-feira (6/10), da abertura da 48ª ABAV Expo e Collab Internacional do Turismo 2021, realizada em Fortaleza (CE). Organizada de forma híbrida, com participantes online e presenciais, o evento terá mais de 50 palestras, 80 expositores, 30 destinos internacionais e a expectativa de público até o encerramento, na sexta-feira (8/10), é de aproximadamente 8 mil pessoas presencialmente, no Centro de Eventos do Ceará, e outras 20 mil pessoas assistindo aos painéis de forma online.

“Quero cumprimentar todos vocês que superaram as dificuldades e estão aqui. Hoje é um dia muito importante, é o dia que definitivamente voltamos, estamos vivos e estamos de pé. Nos próximos dias vamos fortalecer ainda mais nosso turismo e temos a certeza que cada um de nós vai ficar bem”, saudou a presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagem (ABAV), Magda Nassar. Ao lembrar que mais de 50% da população brasileira já está totalmente vacinada, sendo que mais de 90% já tomaram uma dose da vacina, Nassar agradeceu o ministro Gilson, “que fez um trabalho incrível”, e o presidente Carlos Brito, os secretários estaduais e dirigentes de entidades “que foram fundamentais”. “Vamos fazer grandes negócios”, completou.

De acordo com o ministro Gilson Machado Neto, o turismo brasileiro tem tido destaque durante a retomada das atividades do setor, o que ficou ainda mais claro durante sua participação na Expo Dubai 2020. “Chegou a hora de o Brasil confirmar o seu potencial e deixar de ser o país do futuro”, disse.

Indicando o esforço do governo federal para repor a verdade quanto a informações falsas disseminadas sobre o Brasil no exterior, principalmente com relação à situação da Amazônia, Machado Neto pontuou oportunidades em que apresentou dados que contrapõem estas narrativas e enumerou diversas ações positivas tomadas recentemente para o desenvolvimento do setor do turismo. O ministro mencionou a liberação de cruzeiros marítimos para retorno das atividades já em 2021, atos que diminuíram a burocracia para investimentos e para garantir o aumento da competitividade do país frente a outros players, como o México.

“O presidente Bolsonaro é um dos presidentes que mais acreditam no turismo. Temos priorizado a gestão, realizado obras de infraestrutura. O turismo tem potencial para ser tão importante para a nossa economia quanto o agronegócio”, disse, colocando sua Pasta à disposição de todos para o prosseguimento do trabalho de desenvolvimento do setor.

Para fortalecer a retomada do turismo internacional, que ainda ocorre de forma mais lenta na comparação com o turismo doméstico, durante coletiva de imprensa após a inauguração da feira, o presidente da Embratur, Carlos Brito, anunciou a realização do evento “Descubra o Brasil”, em parceria entre Embratur e ABAV. Em atividades de capacitação para operadores e agentes de viagem internacionais, a ação visa incentivar negócios no segmento turístico entre compradores estrangeiros e fornecedores nacionais especializados. ”Estamos otimistas em virtude da retomada que estamos vendo, depois de termos superado os momentos mais difíceis da pandemia”, afirmou. 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.