Abertura da 48ª ABAV Expo e Collab Internacional do Turismo 2021 conta com a presença do ministro do Turismo e do presidente da Embratur

O presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, e o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, participaram, nesta quarta-feira (6/10), da abertura da 48ª ABAV Expo e Collab Internacional do Turismo 2021, realizada em Fortaleza (CE). Organizada de forma híbrida, com participantes online e presenciais, o evento terá mais de 50 palestras, 80 expositores, 30 destinos internacionais e a expectativa de público até o encerramento, na sexta-feira (8/10), é de aproximadamente 8 mil pessoas presencialmente, no Centro de Eventos do Ceará, e outras 20 mil pessoas assistindo aos painéis de forma online.

“Quero cumprimentar todos vocês que superaram as dificuldades e estão aqui. Hoje é um dia muito importante, é o dia que definitivamente voltamos, estamos vivos e estamos de pé. Nos próximos dias vamos fortalecer ainda mais nosso turismo e temos a certeza que cada um de nós vai ficar bem”, saudou a presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagem (ABAV), Magda Nassar. Ao lembrar que mais de 50% da população brasileira já está totalmente vacinada, sendo que mais de 90% já tomaram uma dose da vacina, Nassar agradeceu o ministro Gilson, “que fez um trabalho incrível”, e o presidente Carlos Brito, os secretários estaduais e dirigentes de entidades “que foram fundamentais”. “Vamos fazer grandes negócios”, completou.

De acordo com o ministro Gilson Machado Neto, o turismo brasileiro tem tido destaque durante a retomada das atividades do setor, o que ficou ainda mais claro durante sua participação na Expo Dubai 2020. “Chegou a hora de o Brasil confirmar o seu potencial e deixar de ser o país do futuro”, disse.

Indicando o esforço do governo federal para repor a verdade quanto a informações falsas disseminadas sobre o Brasil no exterior, principalmente com relação à situação da Amazônia, Machado Neto pontuou oportunidades em que apresentou dados que contrapõem estas narrativas e enumerou diversas ações positivas tomadas recentemente para o desenvolvimento do setor do turismo. O ministro mencionou a liberação de cruzeiros marítimos para retorno das atividades já em 2021, atos que diminuíram a burocracia para investimentos e para garantir o aumento da competitividade do país frente a outros players, como o México.

“O presidente Bolsonaro é um dos presidentes que mais acreditam no turismo. Temos priorizado a gestão, realizado obras de infraestrutura. O turismo tem potencial para ser tão importante para a nossa economia quanto o agronegócio”, disse, colocando sua Pasta à disposição de todos para o prosseguimento do trabalho de desenvolvimento do setor.

Para fortalecer a retomada do turismo internacional, que ainda ocorre de forma mais lenta na comparação com o turismo doméstico, durante coletiva de imprensa após a inauguração da feira, o presidente da Embratur, Carlos Brito, anunciou a realização do evento “Descubra o Brasil”, em parceria entre Embratur e ABAV. Em atividades de capacitação para operadores e agentes de viagem internacionais, a ação visa incentivar negócios no segmento turístico entre compradores estrangeiros e fornecedores nacionais especializados. ”Estamos otimistas em virtude da retomada que estamos vendo, depois de termos superado os momentos mais difíceis da pandemia”, afirmou.