Campanha “O Rio continua lindo. E perto!”, da Setur-RJ, é apresentada em shoppings com apoio da Embratur

Estandes com a campanha “O Rio continua lindo. E perto!”, realizada pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a Companhia de Turismo do Rio de Janeiro (TurisRio), estão montados em shoppings pelo Brasil. A ação, que conta com o apoio institucional da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), é voltada para as unidades federativas de onde partem boa parte dos turistas que visitam o Estado do Rio, e é realizada em parceria com a Fecomércio, a Associação de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), o grupo Multiplan e Aliansce Sonae para promover os atrativos turísticos fluminenses e movimentar o setor para o verão de 2022.

A campanha vai percorrer a capital do Rio, São Paulo (capital, Campinas e Ribeirão Preto), Minas Gerais (Belo Horizonte), Distrito Federal (Brasília) e Goiás (Goiânia) e tem quatro pilares: estande em shoppings, encontro comercial (“O Rio é de vocês”), show temático e campanha publicitária. Em Gramado, no Rio Grande do Sul, acontecerá apenas o show, concomitante à Festuris.

Segundo Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo, a intenção é promover a retomada do turismo, no cenário de avanço da vacinação, aproveitando a proximidade das férias e do verão. “Milhares de pessoas passam diariamente pelos grandes shoppings. O final do ano se aproxima e, nesse período, a busca por destinos para viajar aumenta. O Rio de Janeiro tem uma enorme diversidade turística e, com certeza, está pronto para receber os visitantes, cumprindo todas as normas sanitárias vigentes”, explica.

O presidente da Embratur, Carlos Brito, parabenizou o Estado do Rio de Janeiro pela articulação da ação de promoção, que já está em andamento desde o início de outubro de 2021. “Quem vê imagens e vídeos sobre o Rio de Janeiro sente imediatamente vontade de sair do shopping e colocar o pé na areia, estar em contato com a natureza, com as riquezas culturais do Rio de Janeiro. Em campanhas publicitárias e feiras internacionais, a Embratur também está apresentando o mais famoso destino turístico do Brasil para que os estrangeiros retornem o quanto antes”, disse.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.