Embratur participa de sessão do Senado Federal em comemoração ao Dia do Hoteleiro e aos 85 anos da ABIH Nacional

Nesta terça-feira (9/11), o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, acompanhou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, durante sessão comemorativa aos 85 anos da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) Nacional e ao Dia do Hoteleiro realizada no Senado Federal. Na oportunidade, aproximadamente 300 representantes do trade hoteleiro brasileiro marcaram presença no Plenário da Casa Legislativa para a homenagem.

Abrindo a sessão, o senador Fernando Collor de Mello, presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal e proponente do evento, parabenizou os trabalhadores e empreendedores que atuam na ABIH e em cada meio de hospedagem. “A recuperação do turismo é potencializada pelo setor hoteleiro. Na arte de receber bem, somos referência. Agradecemos aos trabalhadores do turismo nacional, que fazem do Brasil um país 6 estrelas. Parabéns a todos”, disse.

Convidado a usar a palavra, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, reconheceu a perseverança dos hoteleiros para superação das dificuldades impostas não apenas pela pandemia. “Nosso país foi arquitetado par dar certo e só não deu errado por conta dos senhores, porque a burocracia exigida pelos governos só fez atrapalhar até hoje. Agora, estamos destravando e acabando com exigências descabidas que atrapalham a vida do empresário”, afirmou. Machado Neto ainda ressaltou que segue rotina intensa de viagens pelo Brasil. “A primeira coisa que escuto é que nunca um ministro tinha sido recebido antes, em diversas partes do país. Isso é o governo Bolsonaro”, completou.

O presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, agradeceu pela presença das autoridades e representantes do setor hoteleiro à cerimônia e ressaltou que a maior entidade da hotelaria nacional não estaria comemorando seus 85 anos sem a perseverança e apoio de todos. “Gostaria de saudar nossos hoteleiros e moteleiros aqui presentes, guerreiros sem os quais nossa história não teria sido escrita. Gostaria também de saudar o nosso presidente Bolsonaro, que olha para a indústria do turismo, uma indústria que vende felicidade”, disse.

Linhares também lembrou que o setor de hotelaria gera em torno de 1,3 milhões de empregos e solicitou que os senadores possam votar a nova Lei do Turismo, já aprovada na Câmara dos Deputados. “Em nome da hotelaria nacional, gostaria de puxar uma salva de palmas a todas as autoridades presentes, deputados e senadores”, convidou, sendo prontamente atendido pelo público presente. Recém reeleito para o terceiro mandato à frente da ABIH, Linhares saudou o presidente da Embratur, Carlos Brito, “que nos ajudou a salvar não só a hotelaria, como todo o turismo nacional, e continua a nos ajudar na retomada dos empreendimentos” e o “nosso ministro do Turismo, pernambucano e sanfoneiro, que tem escrito o seu nome na história do turismo brasileiro”. “Vocês demonstram que não estamos sozinhos”, disse.

Ao final do evento, o presidente da Embratur, acompanhado do diretor e de Marketing, Inteligência e Comunicação da Agência, Silvio Nascimento, e do diretor de Gestão Corporativa, Edson Queiroz, fez questão agradeceu as palavras e indicou que já vê melhora na ocupação de hotéis. “Isso é constatado exatamente pela nossa Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), que tem o nosso querido Manoel Linhares como presidente, alguém que trabalha incansavelmente pelo melhor para o setor”, afirmou Carlos Brito.