Embratur participa da Semana do Brasil na Expo Dubai 2020

A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) participa das atividades da Semana do Brasil na Expo Dubai 2020, entre 9 e 15 de novembro, nos Emirados Árabes. Realizando ações de experiência de marca para aumentar a interação com os visitantes do Pavilhão do Brasil, a Agência promove apresentações de cunho artístico e manifestações culturais das cinco regiões do País por meio de exposições, música e dança.

Junto ao ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o presidente da Embratur, Carlos Brito, está presente à feira durante a Semana do Brasil e fará parte de diversas reuniões para detalhamento de oportunidades de investimento e de visitação do Brasil. “Além de acompanhar a comitiva do ministro em reuniões importantíssimas com autoridades globais dos setores público e privado, a Embratur também reforça a imagem do país como um destino pronto para receber estrangeiros, com natureza preservada e cultura maravilhosa”, explica.

Mais de 25 milhões de visitantes são esperados pela organização da Expo Dubai 2020 até o encerramento, em março de 2022. Durante os seis meses da feira, considerada um dos maiores eventos do mundo, o Brasil se faz presente junto a outros 190 países e contribui para o tema “Conectando mentes, criando o futuro” com os subtemas “Oportunidade”, “Mobilidade” e “Sustentabilidade”.

Além da atuação na Semana do Brasil, a Agência também havia promovido interações com visitantes durante a inauguração da feira, entre 1 e 9 de outubro. “O Pavilhão do Brasil chama muita atenção por permitir uma verdadeira imersão sensorial que transmite a todos o que é o verdadeiro Brasil: uma nação abençoada por uma natureza maravilhosa e extremamente preservada, com uma população diversa e receptiva a todos os povos do mundo que venham nos visitar”, diz Carlos Brito.

Considerado um dos maiores eventos do mundo e sediado em países diferentes há 150 anos, a Expo Dubai 2020 foi adiada para acontecer em 2021 e terminar em 2022, em função das restrições globais impostas para contenção da pandemia de Covid-19. “O momento atípico gerou este adiamento indesejado, mas também trouxe atenção especial para os países que se destacam no segmento do Turismo de Natureza. O mundo inteiro está buscando por atividades ao ar livre e em locais maravilhosos, como é o Brasil. Somos a bola da vez para o turismo e para os investimentos neste setor”, salienta o ministro do Turismo brasileiro, Gilson Machado Neto.

Além do presidente da Embratur, também estão presentes à Semana do Brasil em Dubai o diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação, Silvio Nascimento, e o gerente de Assessoria Internacional e Gestão de Unidades no Exterior, Heitor Kadri.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.