Embratur participa do II Fórum Luso-Brasileiro de Turismo e Negócios

Nesta terça-feira (23/11), a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) participou do II Fórum Luso-Brasileiro de Turismo e Negócios. O evento, realizado por videoconferência, contou com a participação do presidente da Agência, Carlos Brito, e do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, durante a abertura.

Em sua fala, o ministro do Turismo salientou a importância da retomada total do fluxo turístico entre Brasil e Portugal. “A maior conectividade do Brasil com a Europa sempre foi com Portugal. Então, o potencial para alavancar esse fluxo é imenso. Recebíamos cerca de 176 mil portugueses por ano no país e quase 94% tinham interesse em voltar, principalmente para destinos de sol e praia”, disse Gilson Machado Neto, que também ressaltou as medidas tomadas pelo governo federal para ajudar o setor do turismo brasileiro a superar a pandemia, como a disponibilização de crédito via FUNGETUR e a criação do Selo Turismo Responsável, essenciais para a criação de empregos no setor. “Dos 372 mil novos empregos de carteira assinada em agosto, 180 mil foram do setor de serviços, ligados ao turismo”, indicou.

O presidente da Embratur, Carlos Brito, disse que Portugal é um mercado estratégico e que, em 2019, emitiu 21% a mais de turistas ao Brasil, na comparação com o ano anterior. “Com ações de Relações Públicas e campanhas publicitárias e outras ações de promoção, a Embratur pretende que os portugueses escolham o Brasil nesta retomada e continuem a aumentar sua presença em nosso país”, disse.

A Embratur, representada pelo gerente de Assessoria Internacional e Gestão de Unidades no Exterior, Heitor Kadri, participou ainda do painel “Políticas públicas para a retomada do turismo e dos eventos: prioridade dos recursos governamentais”. Mediado pelo deputado federal Otávio Leite e com a presença de Bernardo Cardoso, diretor da Turismo de Portugal no Brasil, Agência responsável pela promoção portuguesa, foram apresentadas formas de aumentar a parceria para o aumento do fluxo entre os dois países.

Também participaram do evento a vice-presidente do Juiz de Fora Convention & Visitors Bureau, Thaís Lima; o presidente da Federação dos Conventions & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro, Marco Navega; o presidente da Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, e o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Machado, entre outros.
Fórum Luso-Brasileiro de Turismo e Negócios

Foto e informações: André Martins – Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.