Embratur realiza cerimônia para comemorar seus 55 anos de história

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (25/11), a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) finalizou as atividades comemorativas ao seu aniversário de 55 anos de fundação, completos na última quinta-feira (18/11). Durante o evento no auditório da Agência, que contou com a presença de colaboradores e do ministro do Turismo e presidente do Conselho Deliberativo da Agência, Gilson Machado Neto, outro convidado foi o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, que proferiu a palestra “É possível! Como transformar sonhos em realidade”, nome do livro de sua autoria.

Único brasileiro a ir ao espaço, Pontes agradeceu pelo convite e salientou o trabalho do Governo Federal e do time de ministros, “que estão aqui por indicação técnica, o que nos permite ter a capacidade de realizar coisas que nunca foram feitas em nosso pais”.

Em uma palestra de aproximadamente 30 minutos, na qual detalhou sua trajetória pessoal e profissional, desde sua infância até o retorno da missão que o levou à Estação Espacial Internacional, em 2006, o ministro astronauta deixou a seguinte mensagem aos colaboradores da Embratur: “nunca subestimem o poder do sonho. Ousem dar o primeiro passo”, disse.

Ao usar a palavra, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, agradeceu a presença e a palestra de Marcos Pontes, parabenizou os funcionários e o corpo diretivo da Embratur, e ressaltou o trabalho árduo do Governo Federal para a superação da pandemia. “Acabamos de passar os Estados Unidos com relação ao número de vacinados em segunda dose contra a Covid-19”, anunciou.

Sobre o tema do 55º aniversário da Embratur, o Turismo Acessível, Machado Neto mencionou que “é muito gratificante fazer parte de um governo que criou uma Gerência de Turismo Acessível na Embratur. O presidente Jair Bolsonaro, junto com a primeira-dama Michelle Bolsonaro, foram essenciais para que colocássemos o Brasil na rota do Turismo de inclusão, e temos mudado, na Embratur e no Ministério do Turismo, a consciência dos empreendedores, dos funcionários e da população para chamar a atenção para o fato de nosso país ser maravilhoso e dever ser, também, acessível a todos”, ressaltou.

O ministro do Turismo lembrou ainda as diversas medidas tomadas pelo governo federal para permitir a retomada econômica que, segundo ele, salvaram empresas, empregos e diminuíram impostos, tornando o país mais competitivo e permitindo que, nesta atura, seja visto internacionalmente como destaque perante seus concorrentes, com o retorno das atividades turísticas. “Agradeço a todos vocês por ajudarem nisso. Este é o segundo aniversário desde que a Embratur se transformou em Agência e fico muito feliz que estejamos conseguindo cumprir esta missão tão especial e tantas outras tão importantes”, disse Gilson Machado Neto.

O presidente da Embratur, Carlos Brito, agradeceu a todos os colaboradores, citando como exemplo os servidores mais antigos, com mais de 30 anos de carreira na instituição, como parte da história do turismo brasileiro. Brito salientou também a importância do trabalho do ministro do Turismo, lembrando o fato de que foi sob a presidência de Gilson Machado Neto (presidente da Embratur entre maio de 2019 e dezembro de 2020) que o antigo Instituto Brasileiro de Turismo foi transformado em Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, “um pleito de décadas e tentado por outros governos”, além de Machado Neto ter sido o presidente que viabilizou a criação da Gerência de Turismo Acessível, pauta primordial para a Embratur e para o Brasil.

“Convido a todos nossos colaboradores para que continuem sendo parte deste time, que tem a liderança do presidente Jair Bolsonaro e do qual fazem parte os ministros Gilson Machado Neto e Marcos Pontes. Parabéns a todos nós pelos 55 anos da Embratur e um grande e inclusivo abraço”, concluiu.

Foto: Neila Rocha (ASCOM/MCTI)