Embratur participa do II Fórum Luso-Brasileiro de Turismo e Negócios

Nesta terça-feira (23/11), a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) participou do II Fórum Luso-Brasileiro de Turismo e Negócios. O evento, realizado por videoconferência, contou com a participação do presidente da Agência, Carlos Brito, e do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, durante a abertura.

Em sua fala, o ministro do Turismo salientou a importância da retomada total do fluxo turístico entre Brasil e Portugal. “A maior conectividade do Brasil com a Europa sempre foi com Portugal. Então, o potencial para alavancar esse fluxo é imenso. Recebíamos cerca de 176 mil portugueses por ano no país e quase 94% tinham interesse em voltar, principalmente para destinos de sol e praia”, disse Gilson Machado Neto, que também ressaltou as medidas tomadas pelo governo federal para ajudar o setor do turismo brasileiro a superar a pandemia, como a disponibilização de crédito via FUNGETUR e a criação do Selo Turismo Responsável, essenciais para a criação de empregos no setor. “Dos 372 mil novos empregos de carteira assinada em agosto, 180 mil foram do setor de serviços, ligados ao turismo”, indicou.

O presidente da Embratur, Carlos Brito, disse que Portugal é um mercado estratégico e que, em 2019, emitiu 21% a mais de turistas ao Brasil, na comparação com o ano anterior. “Com ações de Relações Públicas e campanhas publicitárias e outras ações de promoção, a Embratur pretende que os portugueses escolham o Brasil nesta retomada e continuem a aumentar sua presença em nosso país”, disse.

A Embratur, representada pelo gerente de Assessoria Internacional e Gestão de Unidades no Exterior, Heitor Kadri, participou ainda do painel “Políticas públicas para a retomada do turismo e dos eventos: prioridade dos recursos governamentais”. Mediado pelo deputado federal Otávio Leite e com a presença de Bernardo Cardoso, diretor da Turismo de Portugal no Brasil, Agência responsável pela promoção portuguesa, foram apresentadas formas de aumentar a parceria para o aumento do fluxo entre os dois países.

Também participaram do evento a vice-presidente do Juiz de Fora Convention & Visitors Bureau, Thaís Lima; o presidente da Federação dos Conventions & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro, Marco Navega; o presidente da Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, e o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Machado, entre outros.
Fórum Luso-Brasileiro de Turismo e Negócios

Foto e informações: André Martins – Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo