Zurab Pololikashvili é reeleito secretário-geral da OMT com apoio do Brasil

Nesta quarta-feira (1/12), a comitiva brasileira capitaneada pelo ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, com a presença do presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, participou da 24ª Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), realizada em Madri (Espanha). No primeiro dia de reunião, foi definida a reeleição do atual secretário-geral das Agência das Nações Unidades, Zurab Pololikashvili para mandato até 2025.

“O Brasil declarou publicamente seu apoio ao secretário Zurab, para que fosse reconduzido para mais um mandato. Nas diversas reuniões e contatos que temos com a OMT temos sido testemunhas do grande trabalho que tem feito para que a pandemia seja superada de uma forma que o Turismo não fosse visto como vilão da história”, explica Gilson Machado Neto.

Durante a eleição, o georgiano Zurab Pololikashvili recebeu 76% dos votos e superou a candidata indicada pelo Bahrein, Shaikha Mai bint Mohammed Al Khalifa. Houve uma tentativa de anulação do pleito eleitoral por parte da delegação da Costa Rica. “O Brasil entende que todas as regras e procedimentos foram corretamente observados e que a reeleição foi conquistada com total transparência”, posicionou-se publicamente o Brasil.

A 24ª Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT) terá prosseguimento durante a quinta-feira (2/12) com a escolha das novas sedes regionais das Nações Unidas para o Turismo. O Brasil apresenta candidatura para receber o escritório que representará a entidade nas Américas.

Na foto: Zurab Pololikashvili e Gilson Machado Neto (Crédito: Roberto Castro/MTUR)