Durante a 25ª Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), neste sábado e domingo (4 e 5/12), o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, esteve reunido com diversos operadores importantes do setor no Mercosul. Realizada em Buenos Aires, na Argentina, o evento é considerado a mais importante feira internacional de turismo da região.
“Tivemos encontros muito satisfatórios com o ministro do Turismo do Uruguai, Tabaré Viera, com representantes das Aerolíneas Argentinas, parlamentares do Rio Grande do Sul, com a prefeita de Ipojuca – PE (Porto de Galinhas), Célia Salles, com o vice-prefeito de Gramado-RS, Luiz Barbacovi, além de operadores de todo o Brasil e imprensa do trade. Participamos da abertura deste grande evento em que o otimismo com a recuperação tem dado o tom, após termos grande parte da população vacinada e restrições cada vez menores, o que permite viagens também de estrangeiros ao Brasil”, explica o presidente da Embratur.
Dentre os temas tratados nas reuniões estiveram os investimentos feitos pelo governo federal brasileiro, via Ministério do Turismo, principalmente, em obras de melhoria nos destinos e atrativos nacionais, além das recentes concessões à iniciativa privada de portos, aeroportos, rodovias e, também, parques nacionais. “O Brasil tem um governo que olha para o turismo como nunca antes aconteceu e tenho sido testemunha desse trabalho que traz um desenvolvimento necessário. Por isso, a Embratur está extremamente confiante que o nosso potencial para receber mais estrangeiros deverá ser posto em prática assim que a normalidade seja reestabelecida totalmente e a pandemia fique de vez no passado”, explica Carlos Brito.
Com campanhas promocionais sendo realizadas nos Estados Unidos neste momento e em planejamento para veiculação no Mercosul, a Embratur se colocou à disposição para ajudar a volta do fluxo internacional de viajantes estrangeiros. “O mundo inteiro está procurando por destinos que ofereçam turismo de Natureza e os sul-americanos conhecem muito bem nosso potencial para isso, sempre marcando presença principalmente em nossas praias. Esperamos receber a todos novamente já neste verão”, convidou o diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Silvio Nascimento, também presente a todas as reuniões.
Durante o sábado, uma reunião considerada muito produtiva para fomentar a ida de argentinos ao Brasil foi realizada com o Comitê “Descubra Brasil”, formado por diversas entidades da Argentina, especialmente operadores que vendem os destinos brasileiros. O encontro contou com a participação de Marcio Gasparri, representando o embaixador do Brasil na Argentina, Reinaldo Salgado.
Nos mais de 250 metros do estande brasileiro da Embratur na FIT há 30 coexpositores, entre secretarias estaduais e municipais de turismo, operadoras, meios de hospedagem, companhias aéreas, convention & visitors bureaux, e outros agentes da indústria turística estão presentes. Shows com ritmos como samba são apresentados ao público que visita o estande brasileiro, além do oferecimento de pratos e bebida típicas do país.
O gerente de Gabinete da Diretoria de Marketing, Inteligência e Comunicação, André Reis; e o gerente de Assessoria Internacional e Gestão de Unidades no Exterior, Heitor Kadri, também integram a comitiva da Embratur no evento.
Na foto, da esquerda para a direita (crédito: Divulgação Embratur) – Silvio Nascimento, diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur; Luis Augusto Lara, deputado estadual (RS); Frederico Antunes, deputado estadual (RS); Tabaré Viera, ministro do Turismo do Uruguai; Carlos Brito, presidente da Embratur; e Luis Fernando Mainardi, deputado estadual (RS)