Presidente da Embratur participa de reuniões durante a 25ª FIT Argentina

Durante a 25ª Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), neste sábado e domingo (4 e 5/12), o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, esteve reunido com diversos operadores importantes do setor no Mercosul. Realizada em Buenos Aires, na Argentina, o evento é considerado a mais importante feira internacional de turismo da região.

“Tivemos encontros muito satisfatórios com o ministro do Turismo do Uruguai, Tabaré Viera, com representantes das Aerolíneas Argentinas, parlamentares do Rio Grande do Sul, com a prefeita de Ipojuca – PE (Porto de Galinhas), Célia Salles, com o vice-prefeito de Gramado-RS, Luiz Barbacovi, além de operadores de todo o Brasil e imprensa do trade. Participamos da abertura deste grande evento em que o otimismo com a recuperação tem dado o tom, após termos grande parte da população vacinada e restrições cada vez menores, o que permite viagens também de estrangeiros ao Brasil”, explica o presidente da Embratur.

Dentre os temas tratados nas reuniões estiveram os investimentos feitos pelo governo federal brasileiro, via Ministério do Turismo, principalmente, em obras de melhoria nos destinos e atrativos nacionais, além das recentes concessões à iniciativa privada de portos, aeroportos, rodovias e, também, parques nacionais. “O Brasil tem um governo que olha para o turismo como nunca antes aconteceu e tenho sido testemunha desse trabalho que traz um desenvolvimento necessário. Por isso, a Embratur está extremamente confiante que o nosso potencial para receber mais estrangeiros deverá ser posto em prática assim que a normalidade seja reestabelecida totalmente e a pandemia fique de vez no passado”, explica Carlos Brito.

Com campanhas promocionais sendo realizadas nos Estados Unidos neste momento e em planejamento para veiculação no Mercosul, a Embratur se colocou à disposição para ajudar a volta do fluxo internacional de viajantes estrangeiros. “O mundo inteiro está procurando por destinos que ofereçam turismo de Natureza e os sul-americanos conhecem muito bem nosso potencial para isso, sempre marcando presença principalmente em nossas praias. Esperamos receber a todos novamente já neste verão”, convidou o diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Silvio Nascimento, também presente a todas as reuniões.

Durante o sábado, uma reunião considerada muito produtiva para fomentar a ida de argentinos ao Brasil foi realizada com o Comitê “Descubra Brasil”, formado por diversas entidades da Argentina, especialmente operadores que vendem os destinos brasileiros. O encontro contou com a participação de Marcio Gasparri, representando o embaixador do Brasil na Argentina, Reinaldo Salgado.

Nos mais de 250 metros do estande brasileiro da Embratur na FIT há 30 coexpositores, entre secretarias estaduais e municipais de turismo, operadoras, meios de hospedagem, companhias aéreas, convention & visitors bureaux, e outros agentes da indústria turística estão presentes. Shows com ritmos como samba são apresentados ao público que visita o estande brasileiro, além do oferecimento de pratos e bebida típicas do país.

O gerente de Gabinete da Diretoria de Marketing, Inteligência e Comunicação, André Reis; e o gerente de Assessoria Internacional e Gestão de Unidades no Exterior, Heitor Kadri, também integram a comitiva da Embratur no evento.

Na foto, da esquerda para a direita (crédito: Divulgação Embratur) – Silvio Nascimento, diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur; Luis Augusto Lara, deputado estadual (RS); Frederico Antunes, deputado estadual (RS); Tabaré Viera, ministro do Turismo do Uruguai; Carlos Brito, presidente da Embratur; e Luis Fernando Mainardi, deputado estadual (RS) 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.