Embratur recebe prefeito de Caxias do Sul e comitiva da Festa da Uva 2022

Em reunião realizada na sede da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), em Brasília, nesta terça-feira (7/12), o presidente da Agência, Carlos Brito, reuniu-se com o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, e comitiva da Festa da Uva, uma das maiores festas culturais do Brasil. Em 2022, o evento completa 90 anos de história.

“Estamos preparando uma festa especialíssima, que marque muito e remeta às nossas origens, especialmente por conta da importância desta retomada das atividades”, disse o prefeito, solicitando que a Rainha da Festa da Uva, Pricila Zanol, entregasse o convite oficial a Carlos Brito. O evento será realizado entre 18 de fevereiro e 6 de março de 2022, em Caxias do Sul.

Ao lado das duas Princesas da Festa da Uva, Bruna Mallmann e Bianca Ott, do presidente da Comissão Comunitária, Fernando Bertolotto, e do vereador de Caxias do Sul, Fiuza, a Rainha disse que a presença de Carlos Brito será muito importante para “celebrarmos a nossa Festa da Uva, a colheita agrícola da cidade, especialmente da uva, e a gastronomia italiana típica da região”.

Carlos Brito agradeceu efusivamente o convite e indicou que fará todo o possível para estar presencialmente na ocasião, quando aproximadamente 800 mil pessoas são esperadas para visitar os pavilhões  nos 17 dias de atividades organizadas em um parque de 37 hectares. “Contem com a Embratur para divulgação das festividades nos países do Mercosul. Este é um evento importantíssimo que tem um potencial enorme para aumentar a visitação de estrangeiros, que valorizam muito os produtos da Serra gaúcha, como o vinho, e são turistas frequentes ansiosos para retornar o mais breve possível nesta retomada”, disse o presidente da Embratur.

O prefeito indicou que, no total, a Festa da Uva terá um investimento de R$ 15 milhões e que o retorno para a economia local é de aproximadamente 10 vezes este valor. “Teremos atrativos especiais, como uma vila com aspecto de cantina, e tambem a ‘Praça das Cidades’, com participação de 14 municípios da região”, detalhou Adiló Didomenico.

Participaram também da reunião a diretora Social da Festa da Uva, Tatiana Menezes, e o coordenador de Relações Institucionais da Embratur, Renan Preto, representando a gerente de Relações Institucionais da Agência, Adriana de Lucena.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.