Embratur e Ministério do Turismo reúnem-se com órgãos de Turismo da Itália para realização de ações bilaterais

Em reunião realizada por videoconferência nesta quarta-feira (3/2) junto a representantes do Ministério do Turismo do Brasil, o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, e os diretores de Marketing, Inteligência e Comunicação, Silvio Nascimento, e de Gestão Corporativa, Edson Queiroz, discutiram com representantes do Ministério do Turismo da Itália e da ENIT (Agência Nacional de Turismo da Itália) possibilidades de parcerias para aumento bilateral do fluxo turístico. Ambos os países consideram prioritárias ações conjuntas para fortalecer a retomada de viagens.

“Este primeiro contato entre os órgãos nacionais e internacionais de turismo de Itália e Brasil, dois países que possuem laços culturais muito fortes, é de grande importância. Para superarmos a pandemia de forma mais célere, Embratur e ENIT especialmente podem trabalhar para a realização de campanhas de promoção conjuntas. Esperamos que esta seja a primeira de uma série de reuniões e ações”, disse Carlos Brito.

Representando o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais do Ministério do Turismo do Brasil, Jorge Kadri, sugeriu que seja assinado um Memorando de Entendimento junto ao Ministério do Turismo da Itália, com o objetivo de realizar troca de informações para o aumento do fluxo turístico e dos investimentos em turismo. A proposta foi bem recebida e novas reuniões entre os Ministérios do Turismo serão realizadas.

“O que a gente puder fazer para fortalecer os laços de Turismo entre o Brasil e Itália, especialmente nesse cenário de retomada, será feito. Temos interesses culturais mútuos e já há relação entre o trade dos dois países. Há um netowork artístico e cultural grande e podemos buscar pessoas influentes no Brasil e na Itália para ajudar no trabalho de promoção”, disse Federico Carli, assessor Internacional do Ministro do Turismo italiano.

Lembrando que a Embratur planeja iniciar campanhas publicitárias na Europa e também participar da BIT 2022, feira internacional de turismo realizada em Milão no mês de abril, o diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Agência, Silvio Nascimento, sugeriu que as ações conjuntas entre os Ministérios de Turismo e entre Embratur e ENIT sejam realizadas o quanto antes, para que a Embratur possa apresentar resultados da parceria já durante a BIT.

Pela Embratur, participou da reunião também o gerente de Assessoria Internacional e Gestão de Unidades no Exterior, Heitor Kadri. Representando os órgãos italianos de turismo, participaram: Simone Landini, assessora diplomática do Ministério do Turismo; Palmiero Perconti, Assessor do Ministro do Turismo; Gianpaolo Meneghini, Assessor Pessoal para Assuntos Europeus e Internacionais do Ministro do Turismo; Roberta Garibaldi, CEO da ENIT; Maria Elena Rossi, diretora de Marketing, Promoção da ENIT; Fernanda Longobardo, diretora do Escritório da ENIT em São Paulo.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.