Ministério do Turismo realiza abertura do Sistema de Atualização do Mapa do Turismo Brasileiro com novidades

Nesta quarta-feira (2/2), o Ministério do Turismo (MTur) realizou a abertura do Sistema de Atualização do Mapa do Turismo Brasileiro. Com a participação do ministro da Pasta, Gilson Machado Neto, e do presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, foram divulgadas, durante evento no Ministério do Turismo, novidades para cadastramento no Sistema, que poderá ser atualizado a qualquer tempo.

“Quando assumi como ministro me deparei com uma situação absurda: mesmo com a velocidade da internet era preciso que o município esperasse dois anos para se cadastrar. Qualquer município pode passar a ser muito procurado para turismo se algo acontecer por lá, como o aparecimento de um pássaro raro, por exemplo. É importante que se tenha agilidade nesse processo”, explicou o ministro Gilson Machado Neto.

Uma vez cadastrados, os municípios e regiões passam a fazer parte do Mapa do Turismo Brasileiro, que permite a identificação, pelo Ministério do Turismo, de necessidades de investimento e ações de promoção para cada região turística do país. Para participar, os gestores municipais do setor do Turismo devem realizar o cadastramento de seus municípios e regiões turísticas de acordo com aPortaria número 41 do MTur.

Os cadastros devem ser atualizados anualmente, com informações sobre dotação orçamentária dos municípios/regiões para o setor do turismo; empresas e trabalhadores dos municípios, que devem estar cadastrados no Cadastur; dentre outros critérios estabelecidos pelo Programa de Regionalização do Turismo. O endereço eletrônicowww.sistema.mapa.turismo.gov.br traz o detalhamento das informações necessárias e os trâmites para a inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro.

Dentre as novidades está um novo campo de preenchimento obrigatório, denominado ‘Atividade Turística’, cujo objetivo é permitir que seja obtida uma base de dados importante para orientar o Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas.

“Para que a promoção dos turismo brasileiro no exterior tenha ainda mais possibilidades é essencial que a Embratur, sempre em parceria com o Ministério do Turismo, tenha informações atualizadas sobre os destinos e regiões de todo o país. Permitir que haja agilidade no cadastramento é mais uma ação importantíssima neste sentido realizada pelo governo federal e pelo Ministério do Turismo”, salienta Carlos Brito, presidente da Embratur.

Também participaram do evento a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça; a presidente da Associação dos Secretários e Dirigentes Municipais do Turismo (Anseditur), Cacau de Paula; o presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Fabrício Amaral; Alisson Lima, vice-prefeito de Alexânia (GO) e representante da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), entre outras autoridades.