Embratur e Ministério do Turismo reúnem-se com órgãos de Turismo da Itália para realização de ações bilaterais

Em reunião realizada por videoconferência nesta quarta-feira (3/2) junto a representantes do Ministério do Turismo do Brasil, o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, e os diretores de Marketing, Inteligência e Comunicação, Silvio Nascimento, e de Gestão Corporativa, Edson Queiroz, discutiram com representantes do Ministério do Turismo da Itália e da ENIT (Agência Nacional de Turismo da Itália) possibilidades de parcerias para aumento bilateral do fluxo turístico. Ambos os países consideram prioritárias ações conjuntas para fortalecer a retomada de viagens.

“Este primeiro contato entre os órgãos nacionais e internacionais de turismo de Itália e Brasil, dois países que possuem laços culturais muito fortes, é de grande importância. Para superarmos a pandemia de forma mais célere, Embratur e ENIT especialmente podem trabalhar para a realização de campanhas de promoção conjuntas. Esperamos que esta seja a primeira de uma série de reuniões e ações”, disse Carlos Brito.

Representando o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais do Ministério do Turismo do Brasil, Jorge Kadri, sugeriu que seja assinado um Memorando de Entendimento junto ao Ministério do Turismo da Itália, com o objetivo de realizar troca de informações para o aumento do fluxo turístico e dos investimentos em turismo. A proposta foi bem recebida e novas reuniões entre os Ministérios do Turismo serão realizadas.

“O que a gente puder fazer para fortalecer os laços de Turismo entre o Brasil e Itália, especialmente nesse cenário de retomada, será feito. Temos interesses culturais mútuos e já há relação entre o trade dos dois países. Há um netowork artístico e cultural grande e podemos buscar pessoas influentes no Brasil e na Itália para ajudar no trabalho de promoção”, disse Federico Carli, assessor Internacional do Ministro do Turismo italiano.

Lembrando que a Embratur planeja iniciar campanhas publicitárias na Europa e também participar da BIT 2022, feira internacional de turismo realizada em Milão no mês de abril, o diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Agência, Silvio Nascimento, sugeriu que as ações conjuntas entre os Ministérios de Turismo e entre Embratur e ENIT sejam realizadas o quanto antes, para que a Embratur possa apresentar resultados da parceria já durante a BIT.

Pela Embratur, participou da reunião também o gerente de Assessoria Internacional e Gestão de Unidades no Exterior, Heitor Kadri. Representando os órgãos italianos de turismo, participaram: Simone Landini, assessora diplomática do Ministério do Turismo; Palmiero Perconti, Assessor do Ministro do Turismo; Gianpaolo Meneghini, Assessor Pessoal para Assuntos Europeus e Internacionais do Ministro do Turismo; Roberta Garibaldi, CEO da ENIT; Maria Elena Rossi, diretora de Marketing, Promoção da ENIT; Fernanda Longobardo, diretora do Escritório da ENIT em São Paulo.