Presidente da Embratur e ministro do Turismo prestigiam roadshow do projeto Nordeste Arretado em Brasília

Nesta terça-feira (1º/2), o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, acompanhou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, em roadshow realizado em Brasília (DF) pelo projeto Nordeste Arretado. Durante o evento, foram divulgados de forma conjunta os atrativos de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Incentivando o turista a conhecer ter experiências culturais, familiares, gastronômicas, históricas e de romance, o projeto também oferece um dicionário com palavras usadas na região. A capacitação de profissionais locais do setor do turismo para a oferta de viagens integradas nos quatro estados é outra missão importante. Para conhecer a iniciativa, basta acessar o site do projeto (www.nordestearretado.com.br).

Ao fazer uso da palavra, Gilson Machado Neto destacou a infraestrutura turística da região. “A cada 200 km, temos um aeroporto internacional. Há estradas duplicadas entre as quatro capitais e uma gastronomia pujante, fora as hospedagens. Isso é o Nordeste Arretado, que cada vez mais está dá vazão à vocação do Brasil para o turismo”, disse o ministro do Turismo.

Machado Neto ainda ressaltou que o Brasil é exemplo no combate à pandemia, cumprindo os protocolos sanitários e vacinando em massa a população contra a Covid-19. “O turismo vem, há oito meses consecutivos, tendo números positivos. Graças ao presidente Bolsonaro, que acreditou no turismo, o Brasil hoje é o país que mais cresce nas Américas. É o país que tem a maior quantidade de novos hotéis sendo construídos”, indicou.

O presidente da Embratur, Carlos Brito, reforçou as palavras do ministro do Turismo e afirmou que o trabalho de divulgação do turismo no Brasil feito pela Agência em feiras, campanhas publicitárias e outras ações no exterior incluirá também o projeto Nordeste Arretado. “Temos comprovado que há grande interesse nos destinos de Natureza e o nosso Nordeste merece estar na prateleira internacional da melhor forma possível. Contem com a Embratur”, disse.  

Estiveram presentes ao evento a coordenadora de Marketing da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) Débora Luna, e secretários e representantes de órgãos oficiais de Turismo de Alagoas, Pernambuco e do Rio Grande do Norte, além de Vitor Bauab, presidente do Grupo BBG Brasil – responsável pela plataforma do projeto; Luciana Fernandes, diretora executiva do BBG Brasil, e de operadores turísticos do Distrito Federal, entre outros.

REUNIÕES EM RECIFE – Na véspera (segunda-feira, 31/1), também junto ao ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o presidente da Embratur, Carlos Brito, participou de reuniões com a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), em Recife, e com o diretor-presidente do Porto do Recife, José Lindoso de Albuquerque Filho, para conhecer detalhes do projeto de dragagem realizado com recursos do Ministério da Infraestrutura.

 

Na Fiepe, pela manhã, foram destacadas as ações para diminuição de burocracias e redução de impostos, além obras de quase R$ 2 bilhões feitas nos últimos dois anos para melhoria da infraestrutura turística pelo governo federal. À tarde, o tema da reunião foi a obra de R$ 28 milhões, que está em andamento, e vai aumentar o calado do Porto de Recife de 8 para quase 12 metros. “Com isso, o Porto terá condições de receber navios maiores, de carga, e também cruzeiros marítimos, o que será de grande importância para o turismo e a economia local”, afirmou Machado Neto. “Um investimento realizado pelo governo do presidente Jair Bolsonaro que aplica o dinheiro dos brasileiros dentro do Brasil”, completou o ministro.

 

 

*Com informações do Ministério do Turismo. Foto: Roberto Castro /Mtur