Embratur finaliza FITUR com saldo positivo e visão otimista para o setor em 2022

A participação da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) na Fitur, em Madri, na Espanha, foi um sucesso. O evento possibilitou firmar parcerias e iniciar novos negócios com o intuito de divulgar o país como principal destino turístico. A comitiva do Brasil no evento contou com a presença do presidente da Agência, Carlos Brito, do gerente de Assessoria Internacional e Gestão de Unidades no Exterior, Heitor Kadri, do chefe da Assessoria Especial do Ministério do Turismo, Rafael Luisi, e do chefe da Assessoria de Relações Internacionais do Ministério, embaixador Jorge Kadri.

A Fitur é a maior feira de turismo no mercado ibero-americano e uma das mais importantes do mundo, e este ano contou com mais de 110.000 participantes, reunindo milhares de empresas e visitantes. O estande do Brasil no evento foi projetado para apresentar as belezas do país em mais de 300 metros quadrados, com mais de 20 coexpositores, trazendo experiências para o operador de turismo que deseja conhecer melhor o nosso país e também para o turista que quer visitá-lo.

Quem visitou o estande do Brasil pôde participar de capacitações sobre os destinos brasileiros, degustar um pouco da culinária do país, conhecer os coexpositores, fazer novos negócios e parcerias. “A feira foi bem surpreendente, pois estávamos esperando que tivesse pouco movimento, que fosse um retorno mais devagar, mas está bem movimentado, especialmente o espaço do Brasil. Acho que o estande do Brasil ficou muito bonito também, a equipe está muito forte e o mercado está reagindo bem, então o saldo da participação foi bastante positivo”, ressaltou Glauco Fuzinatto, presidente da VBRATA Europa. Para Roberta Werner, diretora do Rio Convention Bureau, este é um cenário de recomeço. “Estamos gratos de retomar a parceria com a Embratur e o Ministério do Turismo e estar aqui na Fitur 2022. A participação do Brasil na feira é essencial para a retomada do setor. Estamos felizes com o cenário que vivenciamos na feira e com este recomeço”, disse a diretora.

A comitiva do Brasil participou de diversas agendas, com encontros para alinhar parcerias, estreitar laços com outras nações e tratar da promoção internacional do país. Durante os 5 dias da Fitur, os dirigentes reuniram-se com representantes do turismo de diversos países, como a ministra de Cultura e Turismo de Moçambique, Eldevina Materula. No encontro com o presidente da Embratur, Carlos Brito, e com o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto (por videoconferência), os dirigentes trocaram informações sobre o mercado de turismo, conversaram sobre parcerias no setor e campanhas conjuntas, além de solicitar apoio para articulação junto à CPLP para incluir o português como um idioma oficial da ONU. Já com o ministro do Turismo do Uruguai, Tabaré Viera, foram discutidas parcerias e a divulgação conjunta do Caminho dos Jesuítas, rota que passa por 5 países da América Latina.

Os representantes da Embratur e do Ministério do Turismo trataram também de conectividade aérea e ampliação de voos para o Brasil com representantes do Grupo Ávoris e da companhia aérea Iberia. Na oportunidade, o vice-presidente da companhia, Victor Moneo, confirmou a volta de voos da empresa espanhola ao aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro, a partir de julho.

A comitiva se reuniu também com empresas do ramo de inovação e tecnologia para o turismo, como Global DIT, Sismotur, Hidria e TRH, sempre com foco em propostas na área do turismo tecnológico e seguro para o desenvolvimento de destinos e sinalizações turísticas inteligentes.

No espaço do Brasil na feira, ainda ocorreram reuniões com diversas empresas e personalidades, como o prefeito de Palencia (Espanha), Mario Simon Martin, onde foi abordada a divulgação mútua de destinos, e o empresário e ex-jogador de futebol Carlos Pérez, que debateu a possibilidade de divulgar o Brasil por meio do esporte. A comitiva se encontrou também com Daniel Porlán e Mari Lozano, representantes do setor de patrocínios globais do Real Madrid, onde foi tratada a proposta de parceria para a divulgação do destino Brasil pelo clube espanhol, que possui mais de 95% de seus torcedores fora da Espanha.

Na oportunidade, Brito ressaltou a importância da presença na Feira. “São muitos encontros e reuniões, e este é o momento que aproveitamos para estar mais próximo ainda do mercado europeu, de conhecer novos parceiros, debater o setor e apresentar e desenvolver o Brasil como um dos melhores destinos do mundo, tanto para turismo como para investimentos”, disse o dirigente.

Brito também se reuniu com diversos coexpositores do espaço do Brasil, como Sérgio Litaiff Filho, presidente da Amazonastur, para discutir a promoção do estado e a importância de obras do MTur na região, a secretária de turismo do Rio Grande do Norte, Aninha Costa, para tratar de novas ações e participações em futuras feiras internacionais, e a secretária de Turismo de Caraguatatuba (SP), Fernanda Maria, onde foram discutidas ações para incentivo do turismo na região.

Além dos encontros estratégicos, a comitiva também estreitou os laços com a imprensa espanhola, cedendo entrevistas para diversos veículos, como a Agência EFE, a CNN, a revista espanhola Infortursa e a rádio Onda Cero. Além do dirigente da Embratur, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, participou das entrevistas por videoconferência. Nas ocasiões, os dirigentes ressaltaram a importância da participação do Brasil na Fitur, com o intuito de fortalecer o turismo brasileiro, exaltar o turismo de natureza, um dos mais procurados do momento, e divulgar as maravilhas do país. “Nada se compara ao Brasil. Somos o país mais preservado do mundo, o único a ter seis biomas e com uma biodiversidade inigualável”, afirmou o ministro Gilson Machado. O presidente da Embratur, Carlos Brito, ressaltou algumas das ações promovidas pela Agência para divulgar o turismo brasileiro e reforçou como nosso país é rico e possui opções para todos os turistas, “O Brasil tem todos os tipos de turismo e, com certeza, está preparado para receber com segurança os visitantes estrangeiros”, afirmou Brito.

As ações do Brasil na Fitur encantaram os visitantes do espaço na feira, sendo um dos estandes mais visitados. A Embratur encerra mais um evento de sucesso e começa 2022 com uma perspectiva positiva para o setor do turismo, com a consolidação da retomada do setor.