Entre 23 e 25 de fevereiro a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) participa da Vitrina Turística (ANATO 2022), considerada a feira internacional de turismo mais importante da Colômbia. Em 198 m², o estande próprio da Agência, em parceria com o Ministério do Turismo, terá a participação de 19 coexpositores que divulgarão destinos e produtos para o público participante. No total, são esperadas mais de 6.500 reuniões no evento inteiro, que contará com mais de 10 mil visitantes profissionais do setor do turismo.
“Temos como um dos nossos grandes objetivos a participação em conferências de negócios para reforçar o contato com clientes regulares, gerar novos relacionamentos e promover o posicionamento da marca, produtos e serviços do Brasil. Esta é a missão da Embratur durante a ANATO 2022”, explica o presidente da Agência, Carlos Brito.
Entre os principais parceiros comerciais do Brasil na América do Sul, a Colômbia compartilha uma fronteira terrestre de mais de 1,6 mil quilômetros de bioma Amazônico e é responsável pelo intercâmbio bilateral total de US$ 3,6 bilhões. “Nesta edição da ANATO temos o desafio de demonstrar que o Brasil está pronto para receber novamente os colombianos, com vacinação ampla contra a Covid-19 já realizada no país. Devido à pandemia, tivemos uma queda brusca de presença de viajantes oriundos da Colômbia em nosso país, passando de 126 mil em 2019 para 27 mil em 2020. É hora de retomada e de retorno ao Brasil”, detalha Carlos Brito.
Para apresentar as belezas que o Brasil possui e reforçar que é possível que os colombianos planejem novamente visitar o país, a Embratur realizará a capacitação “Los Tesoros de Brasil” nos dias 23/2 e 24/2, a partir das 11h40, no horário de Bogotá. Presencialmente na feira, o presidente da Agência já possui reuniões agendadas com companhias aéreas (AVIANCA, LATAM e COPA) e com representantes do corpo diplomático de países participantes. Está previsto, também a assinatura de Memorando de Entendimentos com a ProColombia, órgão responsável pela divulgação turística da Colômbia, para ações conjuntas de promoção para aumento do fluxo turístico entre os países.
De acordo com a Gerência de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo da Embratur, os viajantes colombianos dão preferência para o Turismo de Experiência, Turismo de Natureza e Aventura, Parques Temáticos e, também, para destinos com inovação tecnológica. Rio de Janeiro e São Paulo são os principais receptores de colombianos no Brasil.