Embratur participará da ANATO 2022 para buscar retorno de turistas colombianos ao Brasil

Entre 23 e 25 de fevereiro a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) participa da Vitrina Turística (ANATO 2022), considerada a feira internacional de turismo mais importante da Colômbia. Em 198 m², o estande próprio da Agência, em parceria com o Ministério do Turismo, terá a participação de 19 coexpositores que divulgarão destinos e produtos para o público participante. No total, são esperadas mais de 6.500 reuniões no evento inteiro, que contará com mais de 10 mil visitantes profissionais do setor do turismo.

“Temos como um dos nossos grandes objetivos a participação em conferências de negócios para reforçar o contato com clientes regulares, gerar novos relacionamentos e promover o posicionamento da marca, produtos e serviços do Brasil. Esta é a missão da Embratur durante a ANATO 2022”, explica o presidente da Agência, Carlos Brito.

Entre os principais parceiros comerciais do Brasil na América do Sul, a Colômbia compartilha uma fronteira terrestre de mais de 1,6 mil quilômetros de bioma Amazônico e é responsável pelo intercâmbio bilateral total de US$ 3,6 bilhões. “Nesta edição da ANATO temos o desafio de demonstrar que o Brasil está pronto para receber novamente os colombianos, com vacinação ampla contra a Covid-19 já realizada no país. Devido à pandemia, tivemos uma queda brusca de presença de viajantes oriundos da Colômbia em nosso país, passando de 126 mil em 2019 para 27 mil em 2020. É hora de retomada e de retorno ao Brasil”, detalha Carlos Brito.  

Para apresentar as belezas que o Brasil possui e reforçar que é possível que os colombianos planejem novamente visitar o país, a Embratur realizará a capacitação “Los Tesoros de Brasil” nos dias 23/2 e 24/2, a partir das 11h40, no horário de Bogotá. Presencialmente na feira, o presidente da Agência já possui reuniões agendadas com companhias aéreas (AVIANCA, LATAM e COPA) e com representantes do corpo diplomático de países participantes. Está previsto, também a assinatura de Memorando de Entendimentos com a ProColombia, órgão responsável pela divulgação turística da Colômbia, para ações conjuntas de promoção para aumento do fluxo turístico entre os países.

De acordo com a Gerência de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo da Embratur, os viajantes colombianos dão preferência para o Turismo de Experiência, Turismo de Natureza e Aventura, Parques Temáticos e, também, para destinos com inovação tecnológica. Rio de Janeiro e São Paulo são os principais receptores de colombianos no Brasil.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.