ANATO 2022 é iniciada na Colômbia e Brasil é visto como destaque para a retomada do turismo internacional

O presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, participou, nesta quarta-feira (23/2), do primeiro dia de atividades da Vitrina ANATO, maior feira de turismo da Colômbia, realizada em Bogotá. Junto ao Ministério do Turismo brasileiro, a Embratur possui estande próprio no evento, com a participação de 19 coexpositores entre destinos turísticos e operadores do trade nacional.

“Participar da ANATO 2022 é de suma importância para que possamos induzir o aumento do fluxo de colombianos ao Brasil. Estamos aqui para demonstrar que o Brasil está plenamente apto a ser visitado, com a pandemia controlada e adotando protocolos recomendados contra a disseminação da Covid-19”, explica Carlos Brito.

Durante a manhã, o presidente da Embratur participou da abertura da feira, momento em que se encontrou com o presidente da Colômbia, Ivan Duque, que agradeceu a presença brasileira e, em português, enviou saudações ao presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. Logo após o início dos trabalhos, Carlos Brito esteve reunido com o Cônsul-Geral da República Dominicana, Kalil Michel, no estande brasileiro.

A parte da tarde iniciou-se com o evento de capacitação realizado pela Embratur com a participação de profissionais do Turismo. Com o tema “Los Tesoros de Brasil”, foram apresentados aos visitantes os principais destinos brasileiros e detalhes sobre a situação atual para viagens ao país.

Logo após, Carlos Brito esteve reunido com representantes de companhias aéreas, de forma individual, para buscar aumentar a disponibilidade de voos ao Brasil. O primeiro encontro foi com o diretor Marketing para a América Latina da Latam, Carlos Ordoñez. Depois, foi a vez do analista de desenvolvimento em Inovação, Turismo e Segmentos da Avianca, Miguel Angel Ladino. Finalizando a agenda do primeiro dia de reuniões, o diretor comercial da Viva Air, Juan Diego Zapata foi recebido em reunião com a participação de representantes da Secretaria de Turismo de São Paulo (SETUR-SP).

“Todas as atividades deste primeiro dia foram positivas, com sinalização de que a retomada está a pleno vapor e o Brasil é visto como um destino de grande importância para a indução das atividades turísticas em todo o continente. A Embratur está bastante confiante de que em breve poderemos nos aproximar dos números de turistas internacionais recebidos antes da pandemia, para depois superá-los, já que os destinos de Natureza, segmento em que somos imbatíveis, estão sendo procurados como nunca”, avaliou o presidente da Embratur, Carlos Brito.

De acordo com a organização da ANATO, são esperados aproximadamente 150 mil contatos comerciais durante os três dias de feira, com estimativa de até US$ 90 milhões em negócios. Além do Brasil, outros 20 países apresentam suas qualidades turísticas com estande próprio.

Na foto: Carlos Brito, presidente da Embratur; e Jorge Kadri, Chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais do Ministério do Turismo do Brasil