Embratur e ProColombia formalizam Memorando de Entendimento para promoção conjunta do Brasil e da Colombia

A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) e a ProColombia, responsável pela promoção turística dos destinos da Colômbia, formalizaram, nesta quinta-feira (24/2), um Memorando de Entendimento para cooperação entre as instituições com vistas ao aumento do fluxo de turistas colombianos, brasileiros e internacionais em ambos os países. O documento foi assinado durante a Vitrina Turística ANATO 2022, feira mais importante do setor turístico colombiano, que conta com estande próprio da Embratur em parceria com o Ministério do Turismo.

“Com relação ao turismo, a Colômbia e o Brasil possuem muitas afinidades, já que compartilham uma fronteira terrestre de mais de 1,6 mil quilômetros. A união de forças para realização de ações conjuntas para divulgação dos dois países trará benefício mútuo. Com este acordo, vamos identificar gargalos e resolvê-los com celeridade para que tenhamos bons resultados”, explicou Carlos Brito, presidente da Embratur, durante a cerimônia de assinatura do Memorando de Entendimento.

Segundo Brito, é necessário aumentar a conectividade entre os países e já há reuniões marcadas entre Embratur e ProColombia para que sejam feitas ações de divulgação alinhadas ao anúncio de novos voos. “Hoje, há aproximadamente 30 voos semanais entre os países. Queremos passar a ter em torno de 60 voos operados por no mínimo quatro companhias aéreas ainda durante o primeiro semestre de 2022”, detalhou.

Dentre as diversas ações previstas nesta parceria entre Embratur e ProColombia, destacam-se o intercâmbio de informações para o fomento das atividades turísticas; a cooperação na inteligência turística mediante o compartilhamento de ferramentas bigdata e estatísticas relacionadas ao turismo; realização conjunta de eventos promocionais e exposições; e a programação de ações de marketing turístico e atividades de promoção.

“Estamos decididos a realizar a promoção conjunta junto à Embratur e ao Brasil também para a formação de rotas que vão significar muito mais oportunidades, mais conectividade e mais desenvolvimento para a nossa região. O Brasil é um grande aliado e este acordo é o primeiro dentre vários passos para o aumento de relações comerciais entre os países pela via do turismo”, disse Flavia Santoro, presidente da ProColombia.

O acordo prevê, também, a possibilidade de promover o uso mútuo de experiências na área do desenvolvimento humano e em atividades educacionais voltadas ao turismo. Durante a ANATO 2022, a Embratur promove a capacitação “Los Tesoros de Brasil”, para apresentação das qualidades brasileiras aos profissionais do turismo participantes da feira.

“Será de grande valia que possamos nos juntar à Colômbia em outros eventos internacionais do setor para apresentações conjuntas das belezas e atrações que possuímos, para possível formatação de pacotes turísticos binacionais para turistas estrangeiros e para outras comunicações conjuntas destinadas ao público final”, indicou o presidente da Embratur, Carlos Brito.

Para o embaixador do Brasil na Colômbia, Luís Antonio Balduino, o acordo é um pilar importante para que a população dos dois países se conheçam ainda mais e possam identificar suas similaridades culturais. Para ele, a visita do presidente colombiano Ivan Duque ao presidente brasileiro, Jair Bolsonaro foi muito de suma importância para que a aproximação pudesse ocorrer. “Este Memorando surgiu após o encontro dos dois presidentes”, disse.

Durante a ANATO 2022 o estande próprio da Agência, em parceria com o Ministério do Turismo, possui 198 m2 e conta com a participação de 19 coexpositores entre destinos e operadores do trade brasileiro. Presencialmente na feira, o presidente da Agência realiza reuniões com companhias aéreas (Avianca, Latam, Viva Air e Copa), com operadores do trade turísticos e com representantes do corpo diplomático de países participantes para promoção dos destinos brasileiros e viabilização do aumento da malha aérea ao país.

 

Na foto, da esquerda para a direita: Luis Antonio Balduino, embaixador do Brasil na Colômbia; Carlos Brito, presidente da Embratur; Flávia Santoro, presidente da ProColombia; e Gilberto Salcedo, vice presidente de Turismo da ProColombia