Embratur participa da BTL, maior feira de turismo de Portugal

A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), junto ao Ministério do Turismo, levará os atrativos turísticos do Brasil à BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa) 2022, em Lisboa. Entre 16 e 20 de março, o estande próprio da Agência na feira terá a presença de 25 expositores brasileiros, entre destinos, operadores de turismo, redes hoteleiras e companhias aéreas, com o intuito de levar a mensagem que o país está pronto para a retomada do turismo internacional.

“Durante a BTL, um dos eventos mais relevantes para a Embratur e para o setor do turismo, pretendemos realizar o maior número de reuniões com o trade turístico e reforçar que o Brasil fez a sua parte de forma destacada durante a pandemia, vacinando a população e garantindo todas as condições para exercer o protagonismo que deve ter neste grande mercado do turismo mundial”, explica o presidente da Embratur, Carlos Brito, que estará presente ao evento.

Historicamente, Portugal está entre os dez principais emissores de turistas ao Brasil. São diversas as razões para que os destinos e atrativos brasileiros sejam escolhidos pelos portugueses. “O turista português busca no Brasil prioritariamente destinos de Sol e Praia, além de visitar a família, os amigos e também aproveitar traços culturais semelhantes em virtude das nossas raízes portuguesas”, detalha o presidente da Embratur.

De acordo com estimativas da Globaldata, houve queda acentuada do total de portugueses que visitam o Brasil após o início da pandemia de Covid-19, mas a recuperação está em pleno andamento. Dos 176 mil portugueses que vieram ao país em 2019, o número chegou a 51 mil em 2020 e já subiu para 91 mil em 2021. A estimativa para a chegada de portugueses em 2022 é de aproximadamente 150 mil.

“Esperamos chegar aos números de 2019 o quanto antes e, logo que possível, ultrapassar e muito este número. Destinos de natureza estão sendo cada vez mais procurados e o Brasil tem sido a ‘bola da vez’ neste quesito. Junto ao ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e sob a liderança do presidente Jair Bolsonaro, estamos seguros de que o nosso país tomou todas as medidas necessárias e está pronto para receber estrangeiros. Um indicador de que poderemos ter números excelentes em 2022 é que a frequência semanal de voos de Portugal para o Brasil, em 2019, era de 65, e agora já temos frequência de 69 por semana”, explica Brito.

Portugueses interessados em visitar o Brasil possuem opções de voo, para Natal, Fortaleza, Brasília, Salvador, Belém, Recife, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Neste momento, TAP, Azul e Latam são as companhias operando de Portugal para o Brasil.