Presidente da Embratur e ministro do Turismo e são homenageados pela volta dos cruzeiros marítimos

Nesta quinta-feira (10/3), o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, e o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, foram homenageados, em Santos (SP), pelo empenho no processo de retomada dos cruzeiros marítimos no Brasil. O encontro, realizado no Terminal Marítimo de Passageiros do Porto da cidade, contou com a presença do presidente da Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), Marco Ferraz; do assessor especial da presidência da República, Mosart Aragão e de representantes do trade e das empresas que operam cruzeiros.

Durante a passagem pelo Porto de Santos, a comitiva do ministro foi aplaudida pelos funcionários do local, que colocaram faixas pelo prédio agradecendo os esforços pela volta dos cruzeiros e a manutenção de centenas de empregos na Baixada Santista e de milhares de postos de trabalho por todo o Brasil. Ao final da reunião, o ministro Gilson Machado Neto e o presidente da Embratur, Carlos Brito, receberam placas como um reconhecimento pela colaboração com o setor.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destacou a união de todos do setor para que a atividade de cruzeiros pudesse voltar. “Com a articulação do Marco (Ferraz), com a articulação do presidente Bolsonaro, a gente conseguiu com que a temporada de navios fosse, primeiro, prorrogada, e depois, fosse reescalonada para voltar no dia cinco (de março)”, declarou. “O Brasil tem capacidade de ter cruzeiros o ano todo está se estruturando para isso. Nós estamos deixando os portos prontos, estamos aqui para ser parceiro de todos os senhores”, concluiu.

O presidente da Embratur, Carlos Brito, agradeceu a homenagem recebida e reforçou que a Embratur está pronta para divulgar as belezas do Brasil e o retorno das atividades de cruzeiros marítimos em ações no exterior. “Nas feiras internacionais e em diversas reuniões que temos, muitas junto ao ministro, fica claro que há grande procura pelo Brasil, tanto do trade quanto do público final. Somos a bola da vez e a volta dos cruzeiros é essencial para que possamos atender à demanda nesta retomada. Contem sempre com a Embratur”, disse.

Para o presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz, a ajuda do governo foi fundamental para a retomada a dos cruzeiros “de forma segura, colocando as pessoas em primeiro lugar, saúde, segurança e meio ambiente”. Para ele, ter uma temporada permanente no país é um objetivo da entidade. “Como o ministro fala, a gente quer ter navio o ano todo, é um sonho de consumo, e a gente vai chegar a esse momento e o ministro sempre está de portas abertas para ajudar”, disse, citando que alguns ajustes na legislação precisam ser realizados.

O assessor especial da Presidência da República, Mosart Aragão, elogiou o empenho do ministro Gilson Machado Neto e da equipe de ministros do governo do presidente Jair Bolsonaro, que é um time altamente técnico. “Daqui a 30 anos todos vão lembrar do melhor ministro de Turismo que o Brasil já teve, que é o Gilson Machado Neto. O que ele está fazendo pelo país é um trabalho que nunca outro fez”, afirmou.

CRUZEIROS – Diante de uma nova avaliação do cenário epidemiológico de Covid-19 no país, o Ministério da Saúde autorizou a continuidade da temporada de cruzeiros no Brasil. Assim, até o dia 18 de abril, quatro navios percorrerão 19 roteiros que passarão por oito destinos dos estados de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro, entre eles Balneário Camboriú, Itajaí, Porto Belo, Santos, Ilhabela, Rio de Janeiro, Angra dos Reis/Ilha Grande e Búzios.

Os protocolos de saúde para cruzeiros foram revistos e o Ministério da Saúde publicou uma nova portaria, com ajustes necessários, de acordo com o atual cenário epidemiológico do Brasil. Para saber mais acesse as portarias GM/MS Nº 413, de 25 de fevereiro de 2022 e nº 418, de 2 de março de 2022.

 

Com informações de Rafael Brais, do Ministério do Turismo. Foto: Roberto Castro